10 sintomas que indicam que você sofre de ansiedade

10 sintomas que indicam que você sofre de ansiedade

Segundo relatório feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. 9,3% da população sofre com esse transtorno (valor três vezes maior do que a média mundial).

A ansiedade é quando uma pessoa faz um movimento mental do futuro, sempre pensando no que será amanhã, de forma pessimista. E muitas pessoas não sabem lidar com os sentimentos e sintomas de ansiedade. 

Realmente, não é fácil enfrentar as dificuldades. Mas, tendo a ajuda e o autoconhecimento necessários para encarar os desafios, é possível trilhar uma vida muito mais tranquila e feliz. 

Pensando nisso, preparamos esse texto para falar sobre os sintomas de ansiedade mais comuns nas pessoas e a forma mais eficaz de se libertar desse transtorno, para você avançar e se desenvolver cada vez mais na sua vida. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como a ansiedade atua nas nossas vidas?

A ansiedade pode ser facilmente confundida com o medo. Esses dois sentimentos geram perturbações no nosso corpo e mente quando nos deparamos com uma alguma ideia ou situação de incerteza.

O medo é uma emoção primária de todo ser humano, que surge quando o nosso organismo se coloca em estado de alerta para nos proteger de ameaças. 

Dependendo do caso, o medo pode até ser algo bom, pois previne uma exposição excessiva aos perigos e as situações que podem colocar a nossa vida e as nossas emoções em risco. 

O problema é quando esse estado de apreensão e de medo do futuro se torna constante. A ansiedade é quando a pessoa vive em constante incerteza do que será o amanhã, sempre com medo de que algo que aconteceu no passado se repita.

Por exemplo: se uma pessoa muda de emprego, mas teve problemas na sua antiga empresa, essa pessoa pode ter a tendência de pensar: “e se não gostarem de mim no novo trabalho?”. 

Essa reação intensa, que nos impede de enfrentar situações críticas, é chamada de transtorno de ansiedade, que pode se tornar uma doença, já que há uma resposta desproporcional a esse estímulo.

Em outras palavras, a ansiedade é quando se tem o pensamento excessivo de um futuro indesejável, em que algo de ruim pode te acontecer a qualquer momento. Ocorre por causa de uma programação mental já instalada no passado, com medo da repetição de uma situação ruim que ocorreu lá atrás.

Uma das principais consequências da ansiedade é a fuga de situações difíceis. As pessoas ansiosas não conseguem lidar com as adversidades, e, por isso, paralisam quando se deparam com um problema. 

Primeiramente, isso acontece porque a pessoa não tem o domínio das suas emoções. Por isso, ela se torna refém da ansiedade, toda vez que ela acha que uma situação passada irá se repetir no futuro. 

Em consequência, a pessoa ansiosa fica presa nesse looping, o que acaba a incapacitando de ter o domínio das suas próprias emoções. A consequência é perder grandes oportunidades na vida. 

Os sentimentos vividos por uma pessoa ansiosa pioram o seu convívio social. O indivíduo ansioso pode acabar se afastando de outras pessoas que pertencem ao seu círculo de relacionamentos, muitas vezes porque não sabe lidar com conflitos e emoções que pessoas e situações despertam.

Por isso, a ansiedade é uma das principais doenças que afeta a saúde mental das pessoas. A preocupação excessiva com o futuro, aliada a lembranças negativas do passado, impedem você de ser promovido, começar novos estudos, viajar, relacionar-se com novas pessoas… Enfim, de conquistar o que há de melhor na vida.

Ou seja: a ansiedade é um dos padrões mentais mais nocivos ao desenvolvimento e prosperidade humana. Por isso, é essencial reconhecer os sintomas de ansiedade para saber como lidar com essas emoções o quanto antes.

Sintomas de ansiedade

O nosso corpo e a nossa mente produzem diversos sintomas de ansiedade. Essas manifestações ocorrem, sobretudo, quando o indivíduo ansioso se depara com dificuldades. 

Entre os sintomas de ansiedade, configuram-se sensações como medo e angústia, e sinais físicos, como taquicardia e náuseas.

Desta forma, é possível reconhecer alguns sintomas característicos da ansiedade. Nós separamos 10 desses sintomas que indicam que você sofre de ansiedade: 

  1. Medo: a pessoa ansiosa se depara com sensações constantes de medo, até quando algo não representa ameaça de fato; 
  2. Angústia: é uma sensação psicológica que causa afobamento e insegurança, podendo se manifestar em dor física, como aperto no peito;
  3. Pensamentos catastróficos: o ansioso se preocupa com o futuro de forma excessiva. Este exagero gera pensamentos frequentes de tragédias, fracassos e morte;
  4. Dificuldade de concentração: como a pessoa ansiosa se perde em pensamentos catastróficos, ela não consegue focar em atividades cotidianas e importantes;
  5. Insônia: a dificuldade de dormir se manifesta devido às preocupações constantes do ansioso com o que vem pela frente;
  6. Taquicardia: os sentimentos que são gerados pela ansiedade podem causar o aceleramento dos batimentos cardíacos, além de pressão no peito;
  7. Tensão muscular: o sentimento de ansiedade deixa o corpo mais rígido. Desta forma, os músculos se contraem de forma intensa, resultando em dores em áreas como nuca e ombros; 
  8. Náuseas: o ansioso se depara frequentemente com sensações de náuseas, azia e dor de estômago;
  9. Tontura: nosso cérebro responde pela sensação de tontura quando alguma coisa não está certa em nosso corpo, tal como a ansiedade; 
  10. Hiperventilação: ocorre quando a pessoa inala mais ar do que é necessário, diminuindo o nível de gás carbônico do sangue, causando reações químicas no organismo que podem levar à fraqueza e à tontura.

Como se libertar da ansiedade de uma vez por todas?

Quando a gente se depara com o diagnóstico de ansiedade, é necessário resolvê-lo o quanto antes. A questão é como.

Muitas pessoas não sabem o que fazer quando se deparam com sentimentos e situações ruins. A verdade é que, quando os sintomas de ansiedade se manifestam em uma pessoa, é sinal de que o seu controle emocional não foi priorizado.

Por isso, para se libertar da ansiedade, a melhor forma é equilibrar os seus sentimentos e saber como encarar as situações difíceis. E o que pode mudar esse cenário é a inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma metodologia profunda e que deve ser constantemente trabalhada em uma pessoa. A inteligência emocional ajuda o ser humano a lidar com as próprias emoções e sentimentos. 

Desta forma, a pessoa que adquire inteligência emocional se torna muito mais madura para enfrentar as adversidades e correr atrás dos seus objetivos.

Só que adquirir inteligência emocional exige treino e esforço. A pessoa precisa, dia após dia, conhecer as próprias emoções; ressignificar os seus impulsos e se autoavaliar para  entender que fracassos existem, mas que o caminho para o seu sucesso está definido em quanto você trabalha o seu controle emocional.

Considerações finais

O transtorno de ansiedade é mais sério do que se imagina. A incapacidade de lidar com situações difíceis, a preocupação excessiva com o futuro e os frequentes pensamentos catastróficos agravam a situação de um indivíduo. 

Este indivíduo diagnosticado com ansiedade passa a se manter recluso, evitar o convívio social e não conseguir cumprir com as suas atividades diárias. 

Porém, quando a pessoa ansiosa consegue manter o controle das próprias emoções e passa a conhecer as suas virtudes e defeitos profundamente, ela começa a mudar a sua mentalidade por meio da inteligência emocional.

E adquirir inteligência emocional é a forma necessária de combater os sintomas de ansiedade, que implicam em um corpo e uma mente que não funcionam e que não sabem como lidar com as situações difíceis da vida.

Por isso, quando a pessoa consegue se libertar da ansiedade que existe dentro nela, tudo na sua vida começa a fluir. Ela tem a coragem e a motivação necessárias para correr atrás dos seus objetivos, sem medo, e conseguir alcançar a vida de sucesso que sempre quis.

Tratar a ansiedade não é simples. Se você precisa de ajuda para enfrentar as dificuldades em sua vida, que podem ocorrer por causa da ansiedade, nós estamos aqui para você. Entre em contato conosco agora mesmo. 

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...