4 vantagens de quem pratica o controle emocional

4 vantagens de quem pratica o controle emocional

O que significa para você “estar no controle”?

Boa parte das pessoas acha que estar no controle da situação é saber como reagir à situação. 

Mas “reagir” nem sempre é o melhor a se fazer. Se você é uma pessoa que age por impulso, sem medir as consequências das suas emoções, pense bem: o que você já ganhou de bom com isso? 

Só se consegue fazer o discernimento do que fazer com os próprios sentimentos, quem pratica o controle emocional.

Para saber como obter controle emocional e quais são as vantagens que esse tipo de comportamento traz para você, preparamos um texto que vai esclarecer sobre esse assunto fundamental para ajudar a conquistar resultados positivos na vida.

Desejamos uma excelente leitura!

O que é o controle emocional

O controle emocional é a habilidade de saber lidar com os próprios sentimentos e emoções. Desta forma, consegue-se adaptar as emoções de acordo com a situação vivida, assim como realizar a sua expressão de forma saudável.

Muita gente não faz ideia da sua importância em nossas vidas e acabam se preocupando muito em dominar conhecimento e informação. 

Esse é o chamado controle racional, que é muito importante para se tornar capaz e ter grandes conquistas, com certeza.

No entanto, ter controle emocional faz com que as emoções sejam capazes de te deixar apto a desempenhar diversos papéis no sistema em que vive.

De nada adianta ser muito inteligente se não há o preparo emocional para atravessar as adversidades que podem te levar a um próximo nível.

Por exemplo: pode ocorrer de um indivíduo muito inteligente não passar em uma prova ou concurso que queria muito. E por quê? Porque essa pessoa provavelmente ficou nervosa durante o exame e não soube controlar as próprias emoções para passar por esse desafio e acessar a informação toda que tinha.

O controle emocional ajuda uma pessoa a prosperar de diferentes formas: pode ser para passar em uma prova, juntar dinheiro para comprar um carro, correr atrás do emprego naquela empresa que sempre sonhou, viajar para um novo destino… as possibilidades são várias. O segredo é a força de vontade em alcançá-las.

Querer já é parte do caminho. Capacitar-se para conseguir é a outra.

Ter o controle emocional garante foco, estabilidade e perseverança, que torna qualquer indivíduo em bem-sucedido. O controle emocional é uma característica base das pessoas prósperas que conhecemos.

4 vantagens de quem tem controle emocional

Você viu a importância de se ter controle emocional para conquistar as mais diversas áreas da vida. Essa é uma das vantagens desse padrão positivo, que, uma vez transformado em hábito, consegue expandir os nossos resultados.

Ter controle emocional também garante outras vantagens, que são:

1. Conhecer as próprias emoções

Observar o que passa dentro de você e como as ações partem das suas emoções, é uma vantagem poderosíssima quando se adquire controle emocional. Afinal, é o momento em que se conhece, de fato, o que você sente ao passar por determinada situação. 

Se for uma emoção negativa, entenda qual é o seu estímulo perante a ela. Saber como lidar com as emoções negativas é um grande passo para alcançar o sucesso.

2. Ressignificar impulsos

Muitas pessoas são estimuladas por suas emoções a agir por impulso, o que nem sempre é positivo. Por isso, deve-se aprender a lidar racionalmente com cada situação específica.

Para alcançar o sucesso e obter resultados positivos, é necessário observar os próprios sentimentos em relação a determinada situação. O equilíbrio é a chave para sair dos momentos de desespero.

3. Saber se motivar

Um indivíduo com controle emocional consegue tirar o melhor de situações desfavoráveis. Ao invés de se cobrar e se culpar, essa pessoa faz uma autoavaliação de suas emoções e reações, entendendo o que, de fato, aconteceu.

Desta forma, esse indivíduo consegue motivar a si mesmo, comemorando os pequenos sucessos e vitórias que estão construindo a sua realização pessoal.

4. Se relacionar melhor e ter empatia

Quem sabe controlar as próprias emoções, entende o que se passa dentro da própria cabeça. Mas esse benefício vai além: ter controle emocional ajuda, também, a entender as atitudes e os sentimentos do outro.

Quando entendemos a nós mesmos, entendemos também as pessoas que estão ao nosso redor, tal como suas angústias, ansiedade e uma série de outros sentimentos. 

A partir do momento em que se controla as próprias emoções, fica mais fácil e compreensível se relacionar com o mundo exterior.

A melhor forma de conseguir controle emocional

Saber lidar com as próprias emoções e sentimentos, é garantia de prosperidade nas mais diversas áreas. Mas não é algo fácil de ser dominado. Como toda habilidade, pode ser aprendida e desenvolvida, mas requer muita disciplina

A melhor forma de aprender a lidar com as próprias emoções e de equilibrar os seus sentimentos, é por meio de uma metodologia profunda chamada inteligência emocional, que reorganiza os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. 

A inteligência emocional nada mais é do que uma habilidade, é algo que você pratica. 

Quando se consegue tornar a inteligência emocional parte de si mesmo, a vida é transformada para melhor. Toda a sua vida muda porque a sua mentalidade também muda. 

Um indivíduo que consegue equilibrar os seus sentimentos, tem inteligência emocional. Quem tem inteligência racional vai longe, mas quem tem inteligência emocional é quem vence na vida.

Considerações finais

Ter inteligência racional é muito importante. É através do conhecimento que nos tornamos capazes de conquistar muitas oportunidades e desempenhar determinadas funções sociais e profissionais. É um objetivo constante e que passamos a vida inteira perseguindo. Mas não é o que nos faz mais forte para vencer os maiores desafios da vida.

É por meio do controle emocional que conseguimos domar nossas ações e reações. Muitas pessoas se deixam levar por pensamentos e sentimentos negativos quando se deparam com dificuldades e desafios, não adiantando ter um conhecimento X ou Y.

O controle emocional é uma habilidade, e como todas as outras, pode ser desenvolvida e aprimorada. É uma evolução, e conforme você vai colocando essa habilidade em prática, você começa a solidificar sua Inteligência emocional.

Aqui listamos os principais, que vão desde conhecer as próprias emoções – o que parece óbvio, mas não é, pois você só domina aquilo que conhece a fundo – até resolver o problema com impulsos, saber buscar motivação em si mesmo e se relacionar melhor. 

Pense bem nessas 4 vantagens e veja se não vale à pena começar a sua jornada de autoconhecimento e controle das emoções. Não é uma caminhada fácil e nem simples de ser feita, mas com orientação e força de vontade, você pode conseguir grandes resultados. Afinal, não estamos aqui para viver a vida mais ou menos.

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva. 

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...