Por que eu? A EBPNL explica como surgem a depressão, ansiedade e outros transtornos

Por que eu? A EBPNL explica como surgem a depressão, ansiedade e outros transtornos

Muitas pessoas que não conseguem prosperar em suas vidas, sofrem com algum bloqueio que as impede de tomar atitudes e mudar para melhor suas trajetórias. 

Ao longo da história da EBPNL, o que mais recebemos em nossos treinamentos, são pessoas que se encontram longe dos seus sonhos, mostrando sinais claros de sofrimento e esgotamento.

Essas pessoas, assim como tantas outras no mundo, sofrem de padrões mentais que dificultam o sucesso. 

Esses padrões são as consideradas “doenças do século”, como a ansiedade e a depressão. 99% das pessoas da Terra sofrem de, pelo menos, um deles, se não de todos. 

Por isso, para explicar como a EBPNL fala sobre os transtornos mentais em seus treinamentos de alto impacto emocional, preparamos esse texto que aborda quatro transtornos e como eles afetam a história de vida e o futuro de muita gente. 

Desejamos que tenha uma excelente leitura!

Tipos de transtornos

Controlar as próprias emoções é essencial para conseguir atravessar os momentos de dificuldades. Quando não há esse controle, a pessoa pode se tornar refém do seu passado, ou do seu futuro, na maioria das vezes.

Quando uma pessoa não faz as pazes com o seu passado ou quando essa pessoa se sente esgotada com as atribulações do dia a dia, ou até mesmo quando ela só enxerga tragédias no seu futuro, significa que ela está comprometida com um transtorno. 

A EBPNL vai te explicar como surgem alguns dos transtornos mais comuns na população mundial: a depressão, a ansiedade, o estresse e a estafa.

Depressão

A depressão é um deslocamento mental que agrega grande sofrimento e tristeza profunda em uma pessoa, por conta de traumas e experiências ruins do passado.

Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que vive em depressão tendo foco no futuro, já que há um deslocamento mental de passado vivo em sua mente. Toda pessoa deprimida tem um padrão limitante, neste caso é no que já ocorreu.

E a consequência da depressão é uma grande disfunção para cumprir qualquer coisa que seja necessária. Por isso, o seu quadro é muito diferente de uma breve alteração de humor. Os sintomas de uma depressão podem durar dias, meses ou anos, dependendo da pessoa.

Só que muitas pessoas justificam a depressão como forma de elas não alcançarem o sucesso na vida. E criam um padrão de vitimização que as impedem de sair do lugar e de alcançar os seus sonhos. 

Por isso, olhar para os problemas do passado e trazê-los para o momento presente configura um padrão de depressão, que impede a atenção necessária ao futuro.

Ansiedade

 A ansiedade é quando a pessoa vive em constante incerteza do que será o amanhã, sempre com medo de que algo que aconteceu no passado se repita. Se você é uma pessoa com sintomas de ansiedade, você acredita que algo de ruim vai te acontecer. 

Geralmente, essa percepção acontece quando essa pessoa ansiosa teve experiências negativas no passado. Por isso, ela acredita que o futuro vai ser uma representação desse passado ruim. Esse não é um padrão de sucesso. É um padrão de fracasso.

A ansiedade pode ser facilmente confundida com o medo. Esses dois sentimentos geram perturbações no nosso corpo e mente, quando nos deparamos com uma alguma ideia ou situação de perigo.

Mas, quando esse estado de apreensão e de medo do futuro se tornam constantes, e impedem o enfrentamento a situações críticas, configura-se o transtorno de ansiedade. 

Estresse

O estresse é um mecanismo fisiológico do ser humano. Os seus sintomas ocorrem a partir da liberação de hormônios como adrenalina, que traz motivação, além do cortisol, para enfrentar situações de perigo. 

Nossos antepassados, por exemplo, liberavam esses hormônios ao lutar por sua sobrevivência. Já no mundo moderno, outras situações configuram estresse. Problemas no trabalho, atrasos e trânsito são alguns deles. 

Realmente, nós não liberamos a mesma quantidade de adrenalina e cortisol que os nossos antepassados. O que interpretamos como “estresse” não é vivido em situações de ameaça. Mas as reações que nosso corpo sente são as mesmas dos nossos antepassados.

Batimentos cardíacos acelerados e muito suor, principalmente nas mãos e nos pés, são reações físicas quando nos deparamos com situações estressantes.

Se o estresse for liberado em excesso, ele enfraquece o corpo e a mente, fazendo com que a pessoa sofra um estado de cansaço excessivo. 

Estafa

A estafa é caracterizada como um cansaço extremo, também conhecida como um dos sintomas do estresse. Este problema compromete o desempenho da pessoa em atividades que, antes, ela considerava prazerosas. 

Uma pessoa que acumula tensões e cansaço pode estar sofrendo de estafa. Este problema está muito ligado à rotina de uma pessoa, pois a fadiga pode ocorrer devido ao excesso de responsabilidades ou de esforço. 

Um indivíduo cansado e/ou estressado não tem energia, nem motivação para correr atrás dos seus objetivos. 

Como a EBPNL entende o tratamento de transtornos

Entender o que causa um transtorno, para tratar as consequências, requer esforço e dedicação. Esse processo, que não acontece do dia para a noite, é uma das premissas pregadas pela EBPNL. 

Nós acreditamos que o tratamento de padrões mentais que impedem o sucesso é eficaz, a partir de um treinamento das emoções e dos pensamentos. 

Entender os nossos pensamentos geram sentimentos que nos impulsionam a tomar uma atitude de ir atrás dos nossos sonhos. Logo, essa ação parte de uma construção de comportamentos, que nos libertam de qualquer aprisionamento. 

Uma pessoa consegue ter controle dos próprios sentimentos e pensamentos quando ela adquire uma habilidade chamada inteligência emocional

Ter inteligência emocional permite com que uma pessoa ressignifique totalmente os seus pensamentos, que desencadeiam sentimentos, comportamentos e resultados compatíveis a sua nova realidade.

Quem adquire inteligência emocional se torna uma pessoa mais confiante, disposta a perdoar o seu passado; enfrentar os desafios do presente e visualizar um futuro extraordinário. 

Mas não é qualquer pessoa que consegue adquirir inteligência emocional. Mudar a própria mentalidade requer muito esforço e treino. 

Só as pessoas que buscam padrões de sucesso em suas vidas conseguem ter a força de vontade necessária para dar a volta por cima dos seus problemas. 

Quando se trabalha o autoconhecimento, e quando se há motivação e energia para encarar situações difíceis, você consegue entender que você não precisa ser uma pessoa depressiva, ansiosa, estressada ou que sofre de estafa. 

Mas sim, uma pessoa entusiasmada com a vida. Que busca o melhor para si, que busca ter sucesso nos seus relacionamentos, na sua carreira, na sua saúde.

Graças à inteligência emocional, conseguimos manter o equilíbrio, entender a nossa história de vida e ficamos mais perto de realizarmos os nossos sonhos. 

Nós, da EBPNL, promovemos treinamentos para que você consiga desenvolver a sua inteligência emocional e mudar o rumo da sua vida. Podemos ajudar você a tratar qualquer indício de um transtorno que esteja atrapalhando a realização dos seus sonhos. 

A EBPNL está ao seu lado para que você supere cada etapa difícil de sua vida, e atinja todos os seus objetivos e metas. Caso queira conversar melhor com um de nossos consultores, entre em contato

Considerações finais

Perceber um descontrole de emoções, que te deixe preso em situações do passado ou do futuro, é um grande alerta. E pode explicar o motivo do insucesso na vida de uma pessoa, em diversas áreas de sua vida.

Identificar a presença desses padrões que impedem o atingimento dos seus sonhos, é o primeiro passo para construir a sua inteligência emocional e avançar em todas as etapas da vida. 

Mas sabemos que não são todos que sabem o que é inteligência emocional. Por isso, vemos números cada vez mais altos de pessoas no mundo todo sofrendo de transtornos, como a ansiedade, a depressão, o estresse e a estafa. 

Desta forma, a EBPNL construiu sua história ajudando pessoas a conquistarem o que há de melhor em suas vidas. Nós queremos que você prospere, pois definimos que a nossa missão é mostrar a cada vez mais pessoas como é possível ter uma vida plena. 

E a melhor forma de trilhar esse caminho é entender que ele está totalmente ligado a gerenciar os seus sentimentos. 

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Sem compromisso algum, apenas com a possibilidade de adquirir ainda mais conhecimento e quem sabe, redesenhar sua vida daqui para frente.

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...