Acalmando a mente: por que técnicas como a meditação te ajudam a obter melhores resultados na vida
Você se considera uma pessoa ansiosa, estressada ou nervosa? Saiba que esses padrões são prejudiciais para a sua vida. Pessoas que se prendem nesses sentimentos não conseguem atingir objetivos, pois se veem envolvidas em looping de sentimentos negativos e muitas vezes, conformadas com eles.
Agora, se você aprende a entender e controlar as próprias emoções, fica mais fácil se manter focado no presente. Assim, você consegue se dedicar para fazer o que precisa ser feito. E uma das formas mais eficazes, que nos ajuda a administrar os sentimentos, é por meio da meditação.
Para você entender o que é meditação, como aprender a meditar e por que essa prática ajuda no controle das nossas emoções, resolvemos trazer esse texto para mostrar que é possível domar os próprios sentimentos, com uma técnica que promove resultados positivos na sua vida.
Desejamos uma excelente leitura!
O que é a meditação
A meditação é um método que ajuda as pessoas a entenderem a importância de viver no momento presente. Com essa prática, conseguimos acalmar a nossa mente e as emoções que geram comportamentos ruins, como a tristeza, a raiva e o medo.
Desta forma, as pessoas que praticam meditação se tornam muito mais conscientes no momento presente e dos próprios sentimentos, adquirindo um grande poder de discernimento das suas reações mais intrínsecas.
Por isso, tornar a meditação em um hábito é fundamental para reorganizar os próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Quando se consegue olhar para si e controlar as próprias emoções, fica mais fácil atingir bons resultados em áreas de nossa vida, como carreira e relacionamentos.
Benefícios da meditação
São vários os benefícios da meditação para o corpo e mente. Além de esta prática ajudar a controlarmos as nossas emoções e a aprendermos a viver no momento presente, a meditação também:
Favorece a maior concentração, não só em nós mesmos, mas também nas atividades diárias;
Melhora a respiração;
Equilibra o ritmo cardíaco;
Alinha a postura.
Agora que você já conhece todas as vantagens que a meditação traz para a sua vida, é necessário saber como aprender a meditar.
Como aprender a meditar
A prática da meditação é muito simples, e pode se tornar um hábito positivo na sua vida. Essa prática pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento.
Não é necessário passar horas em silêncio. Tem pessoas que conseguem acalmar a mente em 5 minutos. Incrível, não é?
Algumas pessoas gostam de meditar sozinhas, outras, junto a um grupo. Tanto faz o modo. O importante é como aprender a meditar, e, depois, praticar esse método, até se tornar um exercício diário.
Vamos mostrar o passo a passo de como aprender a meditar e como essa prática está totalmente ligada ao controle das emoções.
Reserve um tempo do seu dia
Antes de começar a meditar de fato, reserve um tempo do seu dia para isso. Pode ser assim que acordar, durante o banho, antes de dormir… o importante é tornar essa prática constante na sua rotina.
Procure um lugar tranquilo
Qualquer pessoa pode meditar em um lugar de sua preferência. Mas, para essa prática ser bem-sucedida, é importante que seja feita em um ambiente sossegado, para que não haja interrupções. A melhor forma de aprender a controlar as próprias emoções é se dedicar a um momento exclusivamente seu.
Uma musiquinha, talvez
Tem gente que prefere meditar no silêncio total. Outras pessoas preferem colocar uma música de meditação ou um mantra ao fundo. Fica a seu critério.
Há também quem goste de meditar sendo guiado por outra pessoa. Existem vários vídeos na internet de mestres que orientam o tempo e o controle da respiração da pessoa.
Sente-se de forma confortável
A meditação preza pelo alinhamento da postura e pelo controle da respiração. Por isso, é importante se sentar confortavelmente. Pode ser sobre uma almofada no chão, de pernas cruzadas na cama ou no sofá… o importante é se sentir confortável, mantendo a postura ereta.
Comece com pouco tempo
É difícil começar a meditar por muito tempo no início. Por isso, recomenda-se começar a meditar em poucos minutos, como em 2 ou em 5. O que importa é conseguir se concentrar no tempo que der, para que, com o passar dos dias, estabeleça um tempo maior de contato consigo mesmo.
Concentre-se na respiração
Depois de seguir todos os procedimentos antes da meditação, agora é hora de começar a prática de fato. Feche os olhos, concentre-se e inspire profundamente, seguindo o percurso através do nariz, até chegar aos pulmões e barriga. Depois, expire lentamente, para novamente seguir o processo da inspiração.
Mantenha a mente focada no agora
É normal que, neste momento, venham muitos pensamentos diferentes à sua cabeça. Mas a intenção da meditação é manter a mente focada no momento presente.
Percebendo que os pensamentos estão vagueando, não lute contra eles. Apenas volte a se concentrar na respiração, lentamente, até que sua mente fique vazia e focada exclusivamente no contato consigo mesmo.
Desta forma, você consegue controlar os seus pensamentos e, consequentemente, suas emoções. Com a meditação, você não permite que sentimentos ruins, como ansiedade ou estresse, tomem conta de você. Além disso, você pratica totalmente a sua atenção plena, isto é, voltada ao agora.
No início, esse processo pode se revelar um pouco difícil. Mas, tornando-o um hábito na sua rotina, meditar vai se tornar um gesto natural. É no agora que a vida acontece e que você realiza objetivos.
Controle das emoções
Você viu que a meditação ajuda a focar no agora. Muitas pessoas não conseguem fazer esse movimento, podendo causar sintomas como a depressão e a ansiedade nas pessoas. Ou estão preocupadas demais com o passado, ou com o futuro.
Por isso, a melhor forma de equilibrar os seus sentimentos em relação ao que já passou ou ao que está por vir, é por meio da inteligência emocional.
A inteligência emocional é uma mudança de mentalidade. Ela vai permitir a você fazer uma reorganização interna de seus pensamentos, sentimentos e atitudes, para que se obtenha o controle das suas emoções.
Adquirir inteligência emocional não é uma tarefa fácil. Exige muito esforço, por meio da repetição de novas ideias, da imersão em situações traumáticas do passado e do enfrentamento do que está te impedindo de conseguir o que quer.
É nesse cenário que a meditação ajuda a traçar o caminho da inteligência emocional. Se a pessoa não sabe como conquistar a plenitude do momento presente, com a meditação, ela pode começar. Parece algo pequeno, mas é assim que se chega mais perto de conquistas maiores e o sucesso na vida.
Considerações finais
A meditação ajuda a acalmar a mente e a controlar as nossas emoções. Saber como aprender a meditar e tornar a sua prática em hábito, traz diversos benefícios para o corpo e para a mente, como reduzir os efeitos de sentimentos ruins e favorecer a concentração.
Por isso, a técnica de meditação ajuda as pessoas a obterem melhores resultados em suas vidas. Quando se aprende a olhar para si mesmo, conseguimos organizar nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
A meditação é uma das práticas eficazes para adquirirmos a inteligência emocional. Essa mudança de mentalidade é fundamental para conseguirmos encarar as situações difíceis e termos força de vontade para vencermos desafios. Assim, conseguimos conquistar uma vida extraordinária e plena.
Se você ainda tiver dúvidas sobre como aprender a meditar, entre em contato conosco agora mesmo.
Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou, de forma definitiva.