Ansiedade X Entusiasmo: porque confundi-los pode estar te impedindo de obter novas conquistas

Ansiedade X Entusiasmo: porque confundi-los pode estar te impedindo de obter novas conquistas

Você nunca tinha parado para pensar como esses dois sentimentos são confundidos, mas geralmente são. E entender a diferença entre ansiedade e entusiasmo é fundamental para saber a razão de você estar mais perto ou longe de certos objetivos. 

Aliás, mais da metade das pessoas nesse mundo que se consideram ansiosas são, na verdade, entusiasmadas. Quando as pessoas entendem essa diferença, elas percebem que não são ansiosas, de fato.

Pensando nisso, preparamos esse texto para falar sobre as diferenças entre os sintomas de ansiedade e entusiasmo, e como ter esse conhecimento irá te libertar de “problemas” que você pode não ter. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como não confundir sintomas de ansiedade com os de entusiasmo

Muitas pessoas confundem a ansiedade com o entusiasmo. Mas por quê? Porque os sintomas de ansiedade e de entusiasmo são semelhantes no aspecto físico. Hoje em dia, esses sintomas são muito comuns, ainda mais com a rotina acelerada em que vivemos. 

Repare que uma pessoa entusiasmada pode ter as mãos meio úmidas, porque esse sentimento causa uma excitação que resulta em sudorese. Mas, quando a gente está ansioso, nós também apresentamos esse sintoma.

Ou então, quando os nossos batimentos cardíacos se aceleram, nós podemos estar ou entusiasmados, ou então ansiosos.

Qual é a diferença entre eles, então? A ansiedade gera estímulos negativos, e o entusiasmo, estímulos positivos.

A ansiedade é quando se tem o pensamento excessivo de um futuro indesejável. Se você apresenta sintomas de ansiedade, você pode ter uma percepção de que as coisas que lhe esperam no futuro serão negativas. Ou seja, é quando você acredita que algo de ruim vai te acontecer. 

Geralmente, essa percepção acontece quando essa pessoa ansiosa teve experiências negativas no passado. Por isso, ela acredita que o futuro vai ser uma representação desse passado ruim. Esse não é um padrão de sucesso, mas um padrão de fracasso.

Já o entusiasmo é a sensação que ocorre em uma pessoa que se mostra animada com o que vem pela frente. 

Uma pessoa ansiosa é completamente diferente de outra pessoa que olha para o futuro e fala: “o que acontecer será sensacional”. 

A pessoa ansiosa acredita que algo de ruim vai lhe acontecer no futuro. Já a pessoa que é entusiasmada, energética, que tem brilho nos olhos, crê que vai dar tudo certo. 

Um entusiasmado tem um padrão de sucesso. E esse padrão é baseado em um futuro altamente desejável. Dessa forma, uma pessoa entusiasmada trabalha para chegar no futuro.

Entender isso diminui muito o número de pessoas que se consideram ansiosas, e que acreditam que têm sintomas de ansiedade. Porque se você olha para o futuro e o vê altamente desejável, não é ansiedade. É entusiasmo. 

Por exemplo: é normal uma pessoa falar que vai viajar com a família para a Disney daqui a alguns dias, e que ela está “muito ansiosa” com isso. Não, ela não está ansiosa. Ela está entusiasmada.

Faz uma diferença entender isso, não faz? 

Quando as pessoas entendem que o entusiasmo e a ansiedade podem ser confundidos, mas que existe uma grande diferença entre eles, muitas pessoas não se enxergam mais como ansiosas, e sim como entusiastas. 

O problema é que você não se planeja

Você já entendeu que existe uma grande diferença entre uma vida entusiasmada e uma vida de ansiedade. Eles só se parecem porque nos causam as mesmas sensações físicas, como sudorese nas mãos e batimentos cardíacos acelerados. Mas, no plano mental, esses dois conceitos são bem diferentes. 

As pessoas que vivem com sintomas de ansiedade olham para a frente e só enxergam catástrofes e desgraças. Muitas vezes, baseadas por experiências que aconteceram lá no passado.

Esse é o grande problema dos sintomas de ansiedade. A pessoa não consegue planejar o que ela quer para a sua carreira, para o seu relacionamento, para a sua espiritualidade… Porque ela vive com medo do que vai aparecer lá na frente. E, desta forma, ela não consegue desenvolver o caminho que tanto precisa para atingir o sucesso.

Mas, quando uma pessoa olha para o futuro, e consegue mentalizar que coisas boas vão lhe acontecer; ou então quando sabe onde quer chegar, e o que deve fazer para alcançar seu objetivo; podemos dizer que essa é uma pessoa entusiasmada.

Por isso, os entusiastas planejam viver uma vida extraordinária. Já os ansiosos não conseguem, porque ficam presos em uma constante incerteza do que será o amanhã.

Como se tornar uma pessoa entusiasmada?

Se você identificou a diferença entre ansiedade e entusiasmo, e quer se tornar uma pessoa entusiasmada, parabéns! Este é o primeiro passo para você administrar as suas emoções com sabedoria. 

Agora, muitas pessoas não sabem como se tornarem entusiasmadas. Elas não têm controle sobre as suas emoções, e, por isso, continuam enxergando um futuro catastrófico. Assim, elas repetem os mesmos padrões de fracasso. 

Por isso, a melhor forma de você se tornar uma pessoa entusiasmada é adquirir inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma mudança total de mentalidade. Ela ajuda um indivíduo a lidar com as próprias emoções e sentimentos. 

Desta forma, a pessoa que adquire inteligência emocional consegue enfrentar os desafios do presente e correr atrás dos seus sonhos, enxergando um futuro próspero. 

Adquirir inteligência emocional exige esforço. Assim como você treina para uma corrida, você também treina para obter essa inteligência. 

A pessoa precisa se autoavaliar, todos os dias, para conhecer as próprias emoções e ressignificar os seus impulsos.  

Quando se trabalha o autoconhecimento, e quando se há a motivação necessária para encarar situações de dificuldade, você consegue entender que você não é uma pessoa ansiosa, mas, sim, uma pessoa entusiasmada com a vida.

Confundir a ansiedade com o entusiasmo te impede de obter resultados extraordinários porque a sua mente está programada para enxergar o lado negativo das coisas. 

Dizer que você está ansioso envia automaticamente um comando para o seu cérebro, que acredita que você é uma pessoa ansiosa. 

Não. Você precisa entender que, na verdade, você é uma pessoa entusiasmada. Uma pessoa que tem força de vontade, brilho nos olhos, que explora o potencial máximo de sua vida. Você é uma pessoa que tem padrões de sucesso. 

Uma vez que você insere esse comando na sua mentalidade, ela muda radicalmente, e você passa a enxergar a vida da forma mais plena possível. E a inteligência emocional permite essa mudança e esse controle da sua mente.

Considerações finais

Muitas pessoas até acabam achando que têm “sintomas de ansiedade” sem ter, ou não percebem o quão refém estão da ansiedade e das oportunidades que está perdendo por isso. 

Por isso, é fundamental entender que muitas pessoas confundem ansiedade com entusiasmo. Pode até ser o seu caso, antes de ler esse texto.

A pessoa que tem sintomas de ansiedade enxerga um futuro catastrófico e não consegue vislumbrar coisas boas para a sua vida, muito menos trilhar um caminho de sucesso em sua trajetória.

Por outro lado, uma pessoa entusiasmada tem paixão pela vida, faz as coisas com brilho nos olhos e encara as dificuldades do presente sabendo que o futuro será melhor. Esse é o padrão de sucesso que todas as pessoas entusiasmadas conseguem alcançar. 

E a melhor forma de se tornar uma pessoa entusiasmada é treinar a sua inteligência emocional, para que a sua mentalidade acredite e se desenvolva em uma mente entusiasmada. Dessa forma, você consegue alcançar todos os seus sonhos. 

Se você deseja saber mais sobre ansiedade e entusiasmo, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo. 

Nós da EBPNL somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 7 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...