Autossabotagem: será que eu pratico?

Autossabotagem: será que eu pratico?

Quantas vezes você já se viu negando os próprios sonhos? Ou fugindo de relacionamentos que tinham tudo para ser saudáveis? Pior, se entregando a um vício?

Caso você tenha se identificado com algum desses exemplos, então preste atenção: você pode estar praticando a autossabotagem. E essa prática é totalmente prejudicial na conquista de nossos objetivos e no alcance de uma vida plena. 

Para entender o que é autossabotagem, em quais casos ela se configura e como superar esse empecilho, preparamos um texto que promete te ajudar a identificar e a vencer essa barreira. 

Desejamos que tenha uma excelente leitura!

O que é autossabotagem?

A autossabotagem ocorre quando nós mesmos criamos obstáculos que atrapalham a caminhada rumo aos nossos objetivos. 

Esses obstáculos surgem em forma de pensamentos negativos, que podem vir de maneira consciente e inconsciente. Esses pensamentos geram sentimentos negativos, que interferem em atitudes que vão no sentido oposto das nossas metas. 

Nem sempre as pessoas estão conscientes de que estão realizando autossabotagem. O resultado só é visto lá na frente, quando um indivíduo que se sabota está ainda mais distante do que planejou para si. 

Essa distância acarreta em consequências autodestrutivas, que podem gerar sentimentos de fracasso, incompetência e baixa autoestima. 

De que forma praticamos a autossabotagem?

Existem muitos comportamentos que conferem a autossabotagem. Identificá-los é o primeiro passo para saber se você está realizando essa prática, que pode estar te afastando dos seus objetivos. 

Vamos mostrar alguns exemplos claros de autossabotagem, que são praticados até mesmo de forma inconsciente. Acompanhe. 

Você não consegue terminar tarefas importantes

Um clássico exemplo de autossabotagem é a procrastinação. Essa prática vai além de uma simples preguiça de realizar tarefas.

Na verdade, a procrastinação pode estar associada a diferentes fatores, como o medo de fracassar ou à sensação constante de que uma tarefa não é tão urgente assim. 

Desta forma, a autossabotagem se configura por meio de um acúmulo de tarefas que precisam ser feitas, e em um curto espaço de tempo. Assim, você se sente estressado e nervoso, bem longe de cumprir o que deveria.

Você não se envolve em nenhum relacionamento

Muitas pessoas não conseguem assumir um relacionamento sério com alguém. Pode ser por diversos motivos, como por medo de se frustrar, ou por resquícios de traumas de uma relação do passado. 

Tem gente que, quando percebe que a relação está se tornando séria, arranja qualquer motivo para brigar ou terminar. E, com essa atitude, acaba destruindo as chances de um possível namoro saudável e feliz. 

Você não se vê capaz de realizar sonhos

Quando a pessoa não se vê merecedora ou capaz de conquistar os seus objetivos, é sinal de que ela está se autossabotando. Tem até um nome para isso: a síndrome do impostor. 

Essa desordem faz com que a pessoa não aceite ou não admita as suas conquistas. Ela não se enxerga como capaz de ter realizado feitos. Esse tipo de autossabotagem crê que os resultados foram atingidos por meio de sorte, e não graças ao trabalho empenhado. 

Você se torna viciado em alguma coisa 

Muita gente recorre ao vício como uma justificativa de mascarar emoções e pensamentos negativos. Pode ser por meio do uso excessivo de substâncias como álcool, cigarro ou drogas, até por meio do vício de atitudes, como compras e comer compulsivamente. 

O vício é uma forma de autossabotagem, que promove uma sensação momentânea de bem estar. Mas esse ciclo é muito perigoso, e leva a comportamentos autodestrutivos, que podem comprometer a sua saúde, vida financeira, entre outros aspectos.

Como evitar a autossabotagem?

Você observou que existem muitos exemplos que configuram a autossabotagem. E, provavelmente, se identificou com um deles. 

De fato, a autossabotagem é um caminho muito fácil de se entrar. Afinal, não precisamos de muitos recursos para acrescentarmos limites entre nós e os nossos sonhos, especialmente se esse caminho for marcado por obstáculos e desafios. 

Dessa forma, nos agarramos aos pensamentos negativos, que geram sentimentos e comportamentos tão ruins quanto. 

Mas é possível quebrar esse ciclo de negatividade, e ter a coragem e a energia necessária para enfrentar as adversidades de cabeça erguida: graças à inteligência emocional

A inteligência emocional é uma mudança de mentalidade, que permite que os pensamentos, sentimentos e comportamentos se tornem padrões positivos, que estimulam a autoconfiança e a motivação. 

É possível quebrar o padrão de autossabotagem quando se consegue controlar as próprias emoções. Dessa forma, uma pessoa consegue reagir de forma estável diante das adversidades.

Logo, uma pessoa que adquire inteligência emocional, e que a treina constantemente, encarando sem medo os desafios que surgem no seu caminho, consegue concluir tarefas, começar relacionamentos saudáveis e não se prender a vícios. 

E, acima de tudo, um indivíduo com controle emocional passa a acreditar em si mesmo, e a confiar que é capaz de realizar tudo o que sempre desejou na vida. 

Considerações finais

A autossabotagem pode surgir de diferentes formas nas nossas vidas. E esse padrão, infelizmente, é muito fácil de ser obtido. As pessoas que não sabem enfrentar desafios colocam barreiras entre elas e os seus sonhos. 

Mas, independente da forma que a autossabotagem se manifesta para você, saiba que é possível vencê-la de uma vez por todas, graças ao controle de suas emoções. 

Pensamentos positivos geram sentimentos positivos, que por sua vez, geram atitudes favoráveis à realização dos seus sonhos. Mudar a forma de pensar é a maneira eficaz de correr atrás de tudo o que se deseja, conseguindo vencer os desafios. 

Se você ainda tiver dúvidas sobre como vencer a autossabotagem, entre em contato conosco agora mesmo. Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 3 semanas

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...