Como lidar com a frustração: o erro está em mim ou no outro?

Como lidar com a frustração: o erro está em mim ou no outro?

Expectativas e frustrações são muito mais recorrentes do que podemos quantificar. Pessoas relatam, diariamente, sobre a insegurança que sentem em viver novas experiências, pois não sabem o que fazer com o desapontamento, caso tudo não ocorra da forma como elas esperam. 

Isso acontece porque boa parte das pessoas não entendem a raiz de como essas duas perspectivas (expectativa e realidade) se desenvolvem, nem sabem como contê-las. 

Por isso, preparamos esse texto que tem tudo para te ajudar. 

Desejamos uma excelente leitura!

Entendendo a expectativa e a frustração

A partir do momento em que há um desejo intenso em qualquer coisa em nossas vidas, uma expectativa já está sendo criada. Muitas vezes, a expectativa aparece sem sequer notarmos que ela está acontecendo. 

A expectativa nada mais é que uma idealização que concebemos e sentimos em como algo deve acontecer. É quando moldamos um possível acontecimento e esperamos que ocorra exatamente da forma que imaginamos

Frequentemente, a expectativa é fantasiosa e não condiz com a realidade, pois quando idealizamos determinado cenário, acreditamos que estamos no controle de absolutamente tudo o que envolve o resultado da situação. 

Obviamente, não é o que acontece. Não podemos controlar nada à nossa volta e é muito provável que o que esperamos que aconteça, não vá acontecer exatamente da forma como imaginamos. 

Ao projetarmos uma situação futura, não paramos para analisar que milhares de coisas podem (e serão) diferentes até lá. O tempo, o clima, as pessoas, nosso corpo, o ambiente, nossas células e mais infinitas coisas que, sem dúvidas, não serão as mesmas e sequer temos a capacidade de adivinhar como podem ser, piorou com exatidão. 

Sendo assim, a expectativa é fruto dos nossos pensamentos, onde os mesmos geram sentimentos relacionados à ansiedade. Evidentemente que é importante planejarmos algumas partes do nosso futuro, como o que queremos estudar, onde gostaríamos de trabalhar, etc. 

Mas, é importantíssimo não nos deixarmos levar por pensamentos manipuladores, no qual se espera que tudo ocorra com total realidade nos detalhes, exatamente como foi pensado. Desta forma, entendemos que fazer planos futuros é totalmente diferente de imaginar com riqueza de minúcias como algo deve acontecer e ainda esperar por isso.

É assim que nasce a frustração, fruto da expectativa gerada em seus pensamentos manipuladores.

Você já deve ter ouvido falar sobre a expectativa frustrada. Esse sentimento é decorrente da espera de que determinado acontecimento se desenrole como foi imaginado, mas ao encarar a realidade e ver que o resultado foi um pouco diferente, a pessoa se desilude. 

A frustração traz uma sensação de derrota, revolta e amargura, que pode fazer com que os sentimentos das pessoas sejam abalados, de modo que seus comportamentos não consigam atingir resultados de superação e empoderamento. 

A frustração muitas vezes ocorre da falta de preparo emocional, ou seja, da falta de entendimento acerca dos próprios sentimentos e também sobre como funciona a lógica da vida, como o externo responde aos nossos anseios e desejos, compreendendo que a grande maioria das coisas está totalmente fora do nosso controle. 

Como lidar com a frustração?

Lidar com a frustração é um dos maiores desafios de qualquer ser humano, pois dependendo de como a pessoa encare a frustração, ela pode acabar não conseguindo prosseguir em muitos âmbitos de sua vida. 

A frustração enraizada e em excesso pode trazer casos de depressão, ansiedade e outros transtornos para a vida da pessoa que passa muito tempo do seu dia projetando o futuro, deixando simplesmente de viver o presente, de tomar atitudes positivas para aguardar um amanhã positivo.

Algumas pessoas dizem que a melhor forma de lidar com a frustração é simplesmente não criando expectativas. Porém, como falamos anteriormente, a expectativa é criada, muitas vezes, sem que possamos nos dar conta. 

Então, o que se pode fazer para que essa expectativa não vire frustração é, simplesmente, ter controle sobre nossos pensamentos e emoções. Como? A partir de uma inteligência emocional bem treinada, fazendo com que a pessoa entenda que o que ela sente não está no controle de sua vida, mas sim ela mesma. 

A partir da inteligência emocional, fica mais claro compreender que situações do cotidiano se desenvolvem naturalmente, ou melhor, elas independem de nossas expectativas e projeções para acontecer, elas simplesmente acontecem.

Manter os pés no chão, tendo o discernimento de que podemos passar dos limites da realidade, ao queremos demais algo, é crucial para evitarmos frustrações. 

Simplesmente, é necessário trabalhar o sentimento de aceitação e compreensão, fortalecendo nossas interpretações acerca de nós mesmos, para passarmos a entender também o que nos cerca.

Não se trata de ser pessimista, de deixar de idealizar coisas boas para o futuro, tampouco que pensar no futuro é algo ruim. 

Trata-se de ter um entendimento completo, de que quase sempre as situações mundanas serão diferentes do que está nos nossos pensamentos, e que imprevistos também podem acontecer e mudar completamente o rumo dos acontecimentos. E se isso acontecer, está tudo bem!

Um passo a passo simples para entender como gerenciar suas expectativas e frustrações

Mantenha os pés no chão

Manter os pés no chão não significa que você deva deixar de sonhar ou sonhar com objetivos menores e totalmente realistas, mas é importante entender que em quase tudo na vida existem dois lados da moeda. 

Saber lidar com esses dois cenários é essencial para que a frustração seja gerenciada, caso a sua expectativa não seja atendida. É preciso sonhar, mas percebendo que nossos pensamentos não são capazes de traduzir ao pé da letra uma realidade futura. 

Não espere dos outros

Muitas vezes, acabamos colocando expectativa nos outros, esperando que eles ajam da forma como gostaríamos. E confiar nisso é praticamente o caminho para se entregar à frustração. 

Os outros vão agir conforme a própria individualidade, desejos, anseios e inúmeros fatores aleatórios da vida. Eles não possuem obrigação de agir conforme nossas necessidades e saber disso desde já permite que a frustração não aconteça. 

Se coloque no lugar do outro

Tente entender que cada pessoa tem sua realidade. Você gostaria de ser cobrado por necessitar atender as expectativas de alguém? Se pensar sobre isso te incomoda, é sinal que você não deve replicar esse comportamento com outras pessoas. 

Seja empático e busque entender que cada pessoa também possui problemas e situações para cuidar e resolver. Fortaleça a sua compreensão!

Encare a frustração

Se algo não ocorreu conforme o esperado, isso não é o fim do mundo. Pegue o tempo que precisar para poder assimilar o ocorrido e entender o que pode ter dado errado. 

Assim que fizer a análise, veja se existe como tentar novamente. Se não, encare a situação como uma nova jornada na vida, onde novos desafios estão à sua frente para serem conquistados. 

Não espere algo em troca

Ao fazer o bem, faça de coração, mas sem esperar reconhecimento. Nem sempre as pessoas estão em condições de reconhecer um bom ato e você precisa estar preparado para isso. 

Fique em paz com o seu coração, os seus pensamentos e sentimentos, de maneira que você saiba que fez a coisa certa e está satisfeito por isso. 

Mais sobre superação

Lidar com a frustração nada mais é do que superar tudo aquilo que não depende de nós, todos os dias. 

Se você se interessou pela temática ou vem enfrentando dificuldades em superar relações e situações, temos um outro post que você pode gostar bastante, também. Confira aqui  Dependência emocional: como superar o passado para construir um futuro. Você verá como pode ser frustrante estar preso a algo ou alguém, e muitas vezes sem perceber.

Boa leitura!

Considerações finais

A expectativa e a frustração são sentimentos interligados. A partir do momento em que esperamos muito por algo que não acontece como o esperado, a sensação de frustração nos toma e pode prejudicar o andamento de nossa vida, caso não saibamos como lidar com ela. 

Porém, entendendo até onde podemos ir e como saber lidar com a frustração e expectativa, esse cenário muda de figura e passa a ser resolvido da melhor forma possível. 

Se você precisa de ajuda e não se sente fortalecido para entender e superar suas frustrações, não hesite entrar em contato conosco agora mesmo para podermos te ajudar com o seu caso em específico. 

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 8 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...