Como vencer crises de ansiedade, depressão, estresse e outras “doenças do século”

Como vencer crises de ansiedade, depressão, estresse e outras “doenças do século”

Seja sincero: quantas vezes você ouviu falar sobre ansiedade ou depressão nesses últimos tempos? 

Essas e outras doenças estão cada vez mais disseminadas em grande parte da população mundial. Não é à toa que são chamadas de “doenças do século”. 

E não é para menos: a depressão, por exemplo, afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O que pouca gente sabe é que todos esses transtornos não passam do não controle das emoções.

Quando se descobre o que causa esses sentimentos, vencer crises de ansiedade, depressão, estresse, entre outros, não é mais impossível. Mas exige técnica e esforço.

Para que você entenda de que forma essas “males do século” se manifestam, e de que forma essas crises de ansiedade, por exemplo, podem se dissipar da sua vida, preparamos esse texto fundamental para você vencer esse desafio de uma vez por todas. 

Desejamos que tenha uma excelente leitura!

O que esses transtornos realmente significam

Transtornos emocionais são movimentos mentais que impedem a pessoa de viver o presente da melhor forma possível. Essa pessoa vive focada ou no passado, ou no futuro.

Uma pessoa diagnosticada com um transtorno emocional  repete um padrão de fracasso em sua vida. Ela não consegue gerenciar os seus pensamentos. E é a partir dos pensamentos que são gerados sentimentos, comportamentos e resultados incompatíveis com o sucesso. 

Esse padrão de fracasso ocorre quando você não faz as pazes com o seu passado ou quando você não tem a menor perspectiva de futuro.

Nós vamos te mostrar de quais formas um transtorno pode afetar a sua vida. Acompanhe.

Você vive preso ao passado

Quando você vive remoendo as experiências ruins do passado, quer dizer que você pode estar apresentando um quadro de depressão. Esse deslocamento mental caracteriza grande sofrimento em uma pessoa, por conta de seus traumas anteriormente vividos.

E muitas dessas pessoas usam esse quadro de desânimo constante para justificar o não atingimento dos seus objetivos. E criam um padrão de vitimização que as impedem de sair do lugar e de alcançar os seus sonhos. 

Olhar para os problemas do passado e trazê-los para o momento presente configura um padrão de depressão. Você pode até não ter crises de ansiedade, mas tem culpa de sofrer por coisas que já aconteceram e que impedem o seu desenvolvimento.

Você vive preso ao futuro

O padrão de ansiedade se configura quando há um pensamento excessivo em relação ao futuro. Se você sofre com crises de ansiedade, quer dizer que você pensa no futuro o tempo todo, e fica imaginando e tentando prever o que irá lhe acontecer. 

Geralmente, essa percepção acontece quando ocorreram experiências negativas no passado. Por isso, quem tem crises de ansiedade acredita que o futuro vai ser uma representação desse passado ruim. 

Esse padrão de fracasso impede que as pessoas olhem de forma positiva para o seu futuro. Por só enxergarem tragédias nas suas vidas, as pessoas ansiosas não conseguem vislumbrar uma vida extraordinária e rica de dinheiro, de amor e de saúde, caso seja isso que queiram alcançar. 

Estresse

O estresse é um mecanismo fisiológico do ser humano, que atua liberando hormônios de motivação e de alerta, como a adrenalina e o cortisol. 

Só que, se tal transtorno for recorrente, de modo a liberar em excesso tais hormônios, nosso corpo e nossa mente se sentem – e de fato ficam -, enfraquecidos. Batimentos cardíacos acelerados e sudorese são algumas das reações físicas de quando nos deparamos com situações estressantes do dia a dia.

Uma pessoa considerada estressada pode sofrer constantes crises de ansiedade. Como sente um cansaço extremo durante a sua rotina, ela não olha para o futuro de forma positiva, pois acredita que sempre encontrará mais uma barreira no caminho de seus objetivos.

Estafa

Conhecida como um dos sintomas do estresse, a estafa é percebida quando há uma fadiga extrema, que compromete o desempenho da pessoa em atividades diárias e, até então, prazerosas.

Uma pessoa que acumula tensões e cansaço sofre de estafa. Este problema está muito ligado às rotinas, pois a fadiga pode ocorrer devido ao excesso de responsabilidades ou de esforço. 

Assim como um indivíduo que vive sob estresse, quem vive constantemente com estafa pode sofrer crises de ansiedade, que impede de enxergar um futuro pleno. Um indivíduo cansado e/ou estressado não tem energia para correr atrás dos seus sonhos.

Nervosismo

Quando uma pessoa se sente nervosa com alguma coisa, ela não consegue pensar que vai dar tudo certo no final. O nervosismo naquele momento presente faz com que o corpo sofra reações físicas bastante incômodas, como sudorese e dor de cabeça. 

O que poucas pessoas sabem é que esse nervosismo pode ser uma das causas das crises de ansiedade. Se a pessoa não consegue enxergar o futuro de forma positiva, é sinal de que ela está ansiosa. 

Como acabar com crises de “doenças do século”

Você percebeu que os transtornos têm origem em situações mal resolvidas no passado e no futuro. É a partir disso que as pessoas sofrem crises de ansiedade, de depressão e de outras doenças consideradas como as do século.

Por isso, é preciso aprender a contornar os desafios que ocorreram em suas histórias de vida. Para você perdoar o seu passado, presente ou futuro e seguir em frente para conquistar uma vida plena, você precisa adquirir inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma mudança de mentalidade que vai permitir a você fazer uma reorganização interna de seus pensamentos, sentimentos e atitudes, para que se obtenha o controle das suas emoções. 

Se tudo isso estiver reorganizando internamente, você vai conseguir enxergar o lado bom das situações, ou simplesmente contorná-las. 

A inteligência emocional permite com que uma pessoa mude de mentalidade, tornando-se muito mais entusiasmada com a vida. 

O momento em que a pessoa adquire inteligência emocional é quando ocorre o “giro da chave”, e é crucial para que uma pessoa tenha motivação e perseverança para correr atrás de um futuro próspero.

Quando se há o controle das emoções, a pessoa percebe força de vontade por uma outra ótica, enxergando as coisas de forma mais positiva. É quando essa pessoa se torna entusiasta perante a vida. 

Nós, da EBPNL, abordamos muito o assunto “transtornos emocionais” em nossos treinamentos de alto impacto. Como muitas pessoas têm sofrido por isso, acreditamos que o tratamento dos males do século é eficaz a partir de um treinamento das emoções e dos pensamentos. 

Se você deseja saber mais sobre como nós promovemos o tratamento e a cura de imaturidade emocional nas pessoas, ajudando-as a levar uma vida de sucesso, indicamos a leitura do post Por que eu? A EBPNL explica como surgem a depressão, ansiedade e outros transtornos . 

Considerações finais

Entender o que motiva crises de ansiedade, depressão, estresse, estafa, nervosismo, entre outros sintomas, é o primeiro passo para combater esses transtornos, com o propósito de seguir a sua vida em busca do sucesso. 

Quando você olha para dentro de si e reorganiza as suas emoções e pensamentos, você adquire o que chamamos de inteligência emocional. Esse processo leva tempo, mas quando você tem uma inteligência emocional bem treinada, é um indicativo de que você está pronto para superar qualquer desafio. 

Por isso, se você deseja mudar completamente a sua vida, não deixe de acompanhar os nossos conteúdos. Nós queremos te ajudar a obter uma vida extraordinária, com tudo o que você sempre imaginou para si. Entre em contato conosco.

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...