Conheça os sintomas do estresse e liberte-se da causa

Conheça os sintomas do estresse e liberte-se da causa

Se você sente uma irritação muito frequente, falta de energia e de ânimo para encarar a rotina, e se você percebe algumas alterações no seu corpo, como o aumento de batimentos cardíacos… você pode estar estressado!

Muita gente banaliza os sintomas do estresse. O que essas pessoas não sabem é que viver estressado é, realmente, um grande problema para o nosso corpo e mente. Só para se ter uma ideia, o estresse pode levar ao infarto. Não é brincadeira!

Para que você entenda quais são as causas e todos os principais sintomas de estresse, preparamos esse texto para que você fique atento aos sinais.

E se for o seu caso, o EBPNL te mostra como a raíz do problema pode ser entendida e curada por você mesmo.

Esperamos que tenha uma excelente leitura!

O que é estresse?

Muitas pessoas confundem o termo “estresse” com cansaço e exaustão. Na verdade, esses são os sintomas que configuram o estresse no mundo moderno. 

O estresse é um mecanismo fisiológico do ser humano. Os sintomas de estresse ocorrem a partir da liberação de hormônios como a adrenalina, quando há excesso de motivação; e cortisol, para enfrentar situações de perigo.

Nossos antepassados, por exemplo, liberavam esses hormônios ao lutar contra um animal por questões de sobrevivência. O aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos acelerados e forte tensão muscular são alguns dos sintomas de estresse. Essas reações do organismo ocorrem mediante a ativação desses hormônios.

Hoje em dia, outras situações configuram estresse, como problemas no trabalho, atrasos e trânsito. De fato, nós não liberamos a mesma quantidade de adrenalina e cortisol que os nossos antepassados, já que essas não são situações de ameaça. Mas as reações são as mesmas. 

Se o estresse for liberado em excesso, ele pode trazer consequências ruins para o nosso organismo. A continuidade dessa condição enfraquece o corpo e mente, fazendo com que a pessoa sofra um estado de cansaço excessivo. 

Sintomas de estresse

Muitas pessoas, ao se depararem com problemas, não conseguem encontrar soluções efetivas ou na velocidade que querem para resolvê-los. A tendência desses indivíduos é a de se adaptar às situações que eles consideram como estressantes, que geralmente ocorrem em suas rotinas.

Quando isso acontece, o organismo não irá reagir para resolver os problemas, mas sim para aceitá-los. Isto implica em sinais de cansaço que podem comprometer o seu comportamento.

Os sintomas de estresse se configuram em reações físicas ou mentais, que prejudicam o desenvolvimento das atividades diárias. 

Alguns dos sintomas de estresse

Consequências dos sintomas do estresse no corpo

Se forem constantes, os sintomas de estresse podem desencadear uma série de problemas no nosso organismo. Nosso corpo fica mais propenso de sofrer eventos como:

Como se libertar dos sintomas do estresse?

O primeiro passo é identificar a causa do estresse. É um desafio no trabalho, uma fila de banco, atrasos constantes? 

Essas e outras situações que configuram estresse acabam desencadeando gatilhos que estão em nossa mente. 

Esses gatilhos são gerados por experiências ruins do passado, que desencadeiam esse estado de estresse sempre que uma situação incômoda está prestes a acontecer. 

E a falta de controle dos próprios sentimentos e emoções é que faz essa pessoa perder o controle e acabar se rendendo ao estresse.

Mas é possível reverter esse quadro fortalecendo o controle da emoções. Quanto mais enfrentamos, de cabeça erguida, os desafios que a vida nos dá, mais nos tornamos indivíduos resilientes. 

Resiliência é a propriedade em que as pessoas retornam ao seu estado natural, superando uma dificuldade. É a capacidade de se recuperar e de se manter em equilíbrio diante das situações críticas da vida. 

Quanto mais resiliente for a pessoa, melhor será o seu desenvolvimento pessoal. Isso se deve ao fato deste indivíduo conseguir lidar com situações de estresse, mantendo a motivação e sabendo se adequar à pressão do dia a dia. 

Nesse sentido, a resiliência está profundamente ligada à inteligência emocional, que significa uma mudança de mentalidade. 

Inteligência emocional 

A inteligência emocional está ligada a uma mudança de mentalidade. Esta transformação consiste em trazer os problemas à tona, para que eles sejam identificados e superados. 

Adquirir inteligência emocional nos torna indivíduos com maior controle de nossos sentimentos. Desta forma, conseguimos atingir o equilíbrio e a plenitude em todas as áreas da nossa vida, incluindo nas que são passíveis de nos causar estresse.

Procure trabalhar o seu corpo para se libertar dos sintomas de estresse. Praticar esportes aumenta a nossa disposição e o nosso bem-estar. 

Já a meditação, prática que alia o equilíbrio do nosso corpo e dos nossos pensamentos, ajuda a manter a estabilidade da mente, onde nos mantemos focados no momento presente e prontos para reagir às provocações externas da melhor maneira que pudermos, sem prejudicar sua jornada rumo à felicidade. 

Considerações finais

O significado de “estresse” mudou bastante com o passar do tempo. Hoje, ele está muito associado ao cansaço que as pessoas enfrentam diante de situações difíceis. 

A rotina altamente caótica em que vivemos hoje torna brigas, trânsito, filas, atrasos… eventos comuns, que desencadeiam o estresse no nosso organismo de forma constante. E, se estivermos cada vez mais suscetíveis a adquiri-lo, nosso corpo sofrerá as consequências. 

Por isso, fique atento aos sintomas de estresse, como falta de energia, irritação e tensão muscular. Quanto mais cedo você conseguir diagnosticá-los, menos problemas você sofrerá no seu plano físico e mental. 

Todos os seres humanos podem se libertar do estresse por meio de uma mudança de mentalidade. A resiliência e a inteligência emocional são formas eficazes de contornar as situações difíceis e os sintomas de estresse.

Adquirir resiliência e inteligência emocional, praticar exercícios físicos e práticas de atenção plena, como a meditação, transforma a vida de pessoas que sofrem com o estresse. 

Eles passam de indivíduos exaustos para indivíduos motivados, equilibrados e prontos para receber o sucesso em suas vidas.

Por isso, comece a mudar a sua mentalidade em situações de estresse. É um processo difícil, mas possível com dedicação e orientação. Você perceberá que o seu corpo vai mudar, e você vai encarar a vida de forma muito mais disposta. 

Você tem alguma dúvida sobre como se tornar uma pessoa resiliente e com inteligência emocional? Entre em contato conosco agora mesmo. 

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 4 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...