Coronavírus: como manter a saúde mental durante a pandemia do COVID-19

Coronavírus: como manter a saúde mental durante a pandemia do COVID-19

Em Janeiro deste ano, após a rápida evolução do Coronavírus na China, a Organização Mundial da saúde (OMS), declarou emergência na saúde pública internacional.

Embora a OMS e as autoridades da saúde pública estarem tomando diversas providências para conter o COVID-19, e especialistas já tenham ressaltado que não há motivos para pânico e cientistas vêm trabalhando na contenção da covid-19, o medo tem sido frequente como uma forte reação das pessoas no momento de crise e precisa ser trabalhado.

Para contribuir com o bem estar, saúde mental e psciológica, durante o estado de pânico causado pelo avanço do Coronavírus no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou “Considerações sobre saúde mental durante o surto de COVID-19”.

Essas considerações de saúde foram desenvolvidas pelo Departamento de Saúde Mental como suporte para e bem-estar psicológico durante o surto de COVID-19.

Segue abaixo as 24 considerações da OMS:

População geral

1. O COVID-19 afetou e é provável que afete pessoas de muitos países, em muitas localizações. Não o vincule a nenhuma etnia ou nacionalidade. Seja empático com aqueles que afetados, em e de qualquer país, aqueles com a doença não fizeram nada de errado.

2. Não se refira às pessoas com a doença como “casos COVID-19”, “vítimas” “famílias COVID-19” ou os “doentes”. Eles são “pessoas que têm COVID-19”, “pessoas que estão sendo tratadas por COVID-19 ”,“ pessoas que estão se recuperando da COVID-19 ”e depois de se recuperar da COVID19, sua vida continuará com seus empregos, famílias e entes queridos.

3. Evite assistir, ler ou ouvir notícias que o deixem ansioso ou angustiado;

procure informações principalmente para tomar medidas práticas para preparar proteger a si e aos seus entes querido. Procure atualizações de informações em horários específicos durante o dia, uma ou duas vezes. Um fluxo repentino e quase constante de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa a sentir-se preocupado. Obtenha os fatos. Reunir informações em intervalos regulares, no site da OMS e plataformas de autoridades de saúde locais, para ajudá-lo a distinguir fatos de rumores.

4. Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar outras pessoas em seu momento de necessidade pode beneficiar a pessoa que recebe apoio, bem como você que o ajudou.

5. Encontre oportunidades para ampliar as vozes, histórias positivas e imagens positivas de pessoas locais que experimentaram o novo coronavírus (COVID-19) e se recuperaram ou que apoiaram uma pessoa especial através da recuperação e estão dispostos a compartilhar sua experiência.

6. Honre os cuidadores e profissionais de saúde que apoiam as pessoas afetadas pelo COVID-19 em sua comunidade. Reconheça o papel que desempenham para salvar vidas e manter seus entes queridos em segurança.

Profissionais de saúde

7. Para os profissionais de saúde é comum estar experimentando elevados picos de stess. O stress e os sentimentos a ele associados não são de forma alguma um reflexo de que você não pode fazer seu trabalho ou que é fraco.Gerenciar seu stress e saúde mental durante este período é tão importante quanto gerenciar sua saúde física.

8. Cuide de suas necessidades básicas e use estratégias de enfrentamento úteis – garanta descanso durante o trabalho ou entre turnos, coma alimentos suficientes e saudáveis, pratique atividade física, e fique em contato com a família e amigos. Evite usar estratégias inúteis de enfrentamento, como tabaco, álcool ou outras drogas. A longo prazo, isso pode piorar seus problemas mentais e físicos. Esse é um cenário único e sem precedentes para muitos trabalhadores, principalmente se eles não estiveram envolvidos em respostas semelhantes. Mesmo assim, usando as estratégias que você usou no passado, gerenciar tempos de estresse pode beneficiar você agora. As estratégias para beneficiar sentimentos

de estresse são os mesmos, mesmo que o cenário seja diferente.

9. Infelizmente, alguns trabalhadores podem evitar a família ou a comunidade devido a

estigma ou medo. Isso pode tornar uma situação já desafiadora muito mais difícil. Se possível,ficar conectado com seus entes queridos, inclusive através de métodos digitais, é uma maneira de Manter contato. Volte para seus colegas, seu gerente ou outras pessoas de confiança para suporte – seus colegas podem estar tendo experiências semelhantes a você.

10. Use maneiras compreensíveis de compartilhar mensagens com pessoas com deficiência intelectual, cognitiva e deficiências psicossociais. Formas de comunicação que não dependem apenas de informações escritas informações devem ser utilizada se você é um líder ou gerente de equipe em um estabelecimento de saúde.

Líderes de equipe ou gerentes em unidade de saúde

11. Manter todos os funcionários protegidos contra estresse crônico e problemas de saúde mental durante essa resposta significa que eles terão uma capacidade melhor para cumprir seus papéis.

12. Garantir comunicação de boa qualidade e atualizações de informações precisas são fornecidas a todos funcionários. Alterne os trabalhadores das funções de alta e baixa tensão. O sistema de colaboração ajuda a fornecer suporte,monitorar o estresse e reforçar os procedimentos de segurança. Certifique-se de que o pessoal de contato entre na

comunidade em pares. Iniciar, incentivar e monitorar as interrupções do trabalho. 

Implementar flexíveis horários para os trabalhadores diretamente afetados ou que tenham um membro da família afetado por um evento estressante.

13. Se você é líder ou gerente de uma unidade de saúde, facilite o acesso e garanta que a equipe estejam cientes de onde podem acessar os serviços de saúde mental e de apoio psicossocial. Os gerentes e os líderes da equipe também enfrentam estressores semelhantes aos da equipe e, potencialmente,pressão adicional no nível de responsabilidade de seu papel. É importante que o existam disposições e estratégias para trabalhadores e gerentes, e que os gerentes sejam capaz de modelar estratégias de autocuidado para mitigar o estresse.

14. Oriente os colaboradores, incluindo enfermeiros, motoristas de ambulância, voluntários, identificadores de caso, professores, líderes comunitários e trabalhadores em quarentena, sobre como fornecer apoio emocional e apoio prático às pessoas afetadas usando primeiros socorros psicológicos.

Para cuidadores de crianças

15. Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos perturbadores, como medo e tristeza. Cada criança tem sua própria maneira de expressar emoções. Às vezes, se envolver em uma atividade criativa, como jogar e desenhar pode facilitar esse processo. As crianças sentem-se aliviadas se puderem expressar e comunicar seus sentimentos perturbadores em um ambiente seguro e solidário.

16. Mantenha as crianças próximas aos pais e à família, se considerados seguros para a criança, e evite separar as crianças e seus cuidadores o máximo possível. Se uma criança precisar ser separada do cuidador principal, garanta que haja cuidados alternativos apropriados e que um assistente social, ou equivalente, acompanhará regularmente a criança. Além disso, garanta que durante períodos de separação, mantenha-se contato regular com pais e responsáveis, como chamadas telefônicas ou de vídeo agendadas duas vezes por dia ou outra comunicação adequada à idade (por exemplo,

mídias sociais, dependendo da idade da criança).

17. Manter rotinas familiares na vida diária, tanto quanto possível, especialmente se as crianças estiverem confinadas em casa. Forneça atividades apropriadas para a idade das crianças. Tanto quanto possível,incentive as crianças a continuarem a brincar e socializar com os outros, mesmo que apenas dentro da família quando aconselhado a restringir o contrato social.

18. Em tempos de estresse e crise, é comum que as crianças busquem mais apego e sejam

mais exigente com os pais. Discuta o COVID-19 com seus filhos com informações honestas e apropriadas. Se seus filhos tiverem preocupações, abordá-las juntos pode facilitar

a ansiedade deles. As crianças observam o comportamento e as emoções dos adultos, com dicas de como gerenciar suas próprias emoções em tempos difíceis.

Para cuidadores de idosos

19. Os idosos, especialmente isolados e com declínio cognitivo / demência, podem se tornar

mais ansioso, irritado, estressado, agitado e retraído durante o surto / enquanto

quarentena. Fornecer apoio prático e emocional por meio de redes informais (famílias)

e profissionais de saúde.

20. Compartilhe fatos simples sobre o que está acontecendo e forneça informações claras sobre como reduzir risco de infecção em palavras que pessoas idosas com / sem comprometimento cognitivo possam entender. Repita as informações sempre que necessário. As instruções precisam ser comunicadas de uma maneira clara, concisa, respeitosa e paciente. Também pode ser útil que as informações sejam exibido por escrito ou imagens. Envolver a família e outras redes de apoio no fornecimento informações e ajudá-los a praticar medidas de prevenção (por exemplo, lavagem das mãos etc.).

21. Incentive os idosos com conhecimentos, experiências e pontos fortes a serem voluntários na comunidade usando seus esforços para responder ao surto de COVID-19 (por exemplo, os idosos pode fornecer apoio de colegas, verificação de vizinhos e assistência infantil para o pessoal médico restrito em hospitais que lutam contra o COVID-19).

Pessoas isoladas

22. Mantenha-se conectado e mantenha suas redes sociais. Mesmo em situações de isolamento, tente como o máximo possível para manter suas rotinas diárias pessoais. Se as autoridades de saúde tiverem recomendado limitar seu contato social físico para conter o surto, você pode permanecer conectado via e-mail, mídia social, videoconferência e telefone.

23. Durante os períodos de estresse, preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Envolva-se em atividades que você gosta e acha relaxante. Faça exercícios regularmente, mantenha rotinas regulares de sono e coma comida saudável. Mantenha as coisas em perspectiva. Agências de saúde pública e especialistas em todos países estão trabalhando no surto para garantir a disponibilidade dos melhores cuidados àqueles afetado.

24. Um fluxo quase constante de notícias sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta ansioso ou angustiado. Procure atualizações de informações e orientações práticas em horários específicos durante o dia, de fontes confiáveis e do site da OMS. Evite ouvir ou seguir rumores que fazem você se sentir desconfortável.

Mantenha-se informado:

Encontre as informações mais recentes da OMS sobre onde o COVID-19 está se espalhando:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/

Conselho e orientação da OMS sobre o COVID-19

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

https://www.epi-win.com/

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 3 semanas

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