Dependência emocional: como superar o passado para construir um futuro

Dependência emocional: como superar o passado para construir um futuro

A dependência emocional, muitas vezes, é o que impede que boa parte das pessoas construam relacionamentos e vivências extremamente positivas. 

E essa dependência pode fazer com que muita gente não consiga enfrentar suas crenças limitantes, usadas para justificar o porquê de não aceitarem mudar a sua forma de pensar sobre determinados acontecimentos e situações. 

Por isso, se você deseja sair dessa estatística de pessoas que não conseguem lidar com o seu passado e deseja viver uma vida realmente plena, leia o texto que preparamos para você sobre o assunto. 

Boa leitura!

O que é dependência emocional

A dependência emocional é um processo que se dá quando um indivíduo passa a projetar as suas expectativas em outras pessoas. Isto é, ele começa a depender do outro para se sentir feliz, confiante e capaz para tomar decisões em sua própria vida ou até mesmo para conseguir se sentir amado. 

No fundo, a pessoa que é dependente emocional pode sentir muito medo em assumir a responsabilidade pelos seus atos e pela sua própria vida. Esse receio pode se originar da falta de coragem para tomar decisões que podem acabar dando errado, e com isso, ser rejeitada pelo meio social em que vive.

A pessoa que depende emocionalmente dos outros, pode acabar vivendo em busca da opinião alheia para se sentir melhor, acreditando que está fazendo o que é certo sobre a própria vida. 

Porém, esse cenário pode trazer grandes problemas  para esse indivíduo, como o descontrole das próprias emoções, falta de coragem em dar o primeiro passo, medo de arriscar coisas novas por acreditar que a outra pessoa é a responsável e única capaz de tomar decisões certas para sua vida.

Seus relacionamentos e sonhos podem ficar seriamente comprometidos, pois ela não consegue entender a importância que têm se sentir confiante para agir por vontade própria, sem a dependência de outros para viver uma vida plenamente feliz. 

A dependência emocional tem solução e para falarmos mais sobre isso, detalhamos esses aspectos de forma aprofundada abaixo. Continue com a gente!

Como superar a dependência emocional

A pessoa que depende emocionalmente das situações a sua volta ou das pessoas de seu convívio. Isto é, a pessoa que constantemente se apresenta como fragilizada e precisa das opiniões de terceiros, costuma não acreditar em si mesma e no poder de decisão que possui sobre a própria vida. 

Esse cenário é motivado por situações no passado, onde traumas foram gerados e que fizeram com que a pessoa desacreditasse no próprio valor e na própria capacidade de realizar algo.

Um exemplo desse tipo de circunstância pode vir desde um acontecimento na infância, onde a pessoa se sentiu diminuída por alguém, até uma situação cotidiana, mas que fez com que acreditasse que tem menos valor no seu meio social. 

A dependência emocional pode existir no cotidiano de uma pessoa e ela sequer saber que é refém desse problema. 

Ao não identificar esse mal em sua vida, a pessoa acaba não sabendo também que existem respostas para os dilemas que ela enfrenta e que trabalhar a inteligência emocional pode ajudá-la a superar essa visão de que não merece relações e momentos melhores na vida.  

É muito comum encontrar sentimentos de submissão e insegurança em uma pessoa com dependência emocional. Ao sentir-se fragilizada, ela cultiva uma imagem muito negativa acerca de si mesma e tenta encontrar em outras pessoas o que não consegue ver nela mesma, tornando-se depende do aval e direcionamento de outras pessoas. 

A boa notícia é que a dependência emocional pode ser resolvida com autoconhecimento e por meio da construção da inteligência emocional. E isso pode ser alcançado com a ajuda certa.

Mas, ainda assim deve receber atenção, pois conforme for a gravidade do caso, essa servidão pode se refletir nas mais diversas áreas da vida, como no amor, relacionamentos com as pessoas, no trabalho e até afetar negativamente a saúde do indivíduo. 

A inteligência emocional, conceito trazido recentemente pela neurociência, vem se mostrando ao longo dos anos como a principal ferramenta para ajudar pessoas que apresentem dependência emocional a conseguirem identificá-la e trabalhá-la para então serem capazes de extingui-la de suas vidas. 

Vamos falar mais sobre a importância da inteligência emocional abaixo. 

Como a Inteligência emocional pode ajudar nesse sentido

A inteligência emocional é o conceito que possibilita a uma pessoa conhecer suas próprias emoções e sentimentos, de forma que ela fique no controle da sua vida, dos seus atos e do que realmente sente para que possa agir positivamente a seu favor.

Por meio de sólidos estudos sobre a inteligência emocional, esse conceito permite compreender a origem das emoções e sentimentos, aprendendo a identificá-los, rastreá-los, ressignificá-los e utilizá-los de forma positiva. Esse cenário, principalmente, permite que a pessoa entenda quando está vivendo a dependência emocional. Como?

A pessoa que tem a oportunidade de absorver e desenvolver esse autoconhecimento passa a entender a importância de reconhecer o seu lugar no mundo e na própria vida, independentemente da vontade ou opinião alheia. 

A pessoa que constrói a sua inteligência emocional, passa a ressignificar seus sentimentos a partir do momento que consegue entender como suas emoções se originam e como contribuem para comportamentos do dia a dia, eliminando a dependência que tinha em situações e pessoas. 

É um processo longo de autoconhecimento, que ocorre de forma gradativa, mas que é possível de ser alcançado, além de ser completamente transformador.

Apenas o entendimento de nossos pensamentos e emoções serão capazes de gerar comportamentos de autoconfiança e valor para o que desejamos construir. 

Extinguindo a Dependência Emocional na prática

Alguns passos precisam ser tomados para superar definitivamente a dependência emocional que sente. Por isso, abaixo separamos algumas orientações e dicas que podem te ajudar a entender melhor como extinguir a dependência emocional da melhor forma possível. Confira!

Encare o seu problema de frente

Quem se põe como dependente emocional de outra pessoa, provavelmente não é capaz de manter relacionamentos saudáveis, duradouros e positivos. 

Isso acontece por conta da extrema necessidade em receber a aprovação de terceiros, já que a própria pessoa não acredita em si mesma. 

Frases como: “não consigo viver sem você” e “você é a única coisa que importa na minha vida” estão longe de serem românticas ou amorosas. Elas apenas demonstram que a pessoa apresenta um alto nível de dependência em relação ao parceiro.

É preciso perceber os sinais de dependência emocional, identificando e trazendo essas evidências à tona, pois somente quando ela é evidenciada que poderá ser trabalhada e ressignificada. 

Uma forma de entender quando a dependência emocional está acontecendo na vida de uma pessoa, é notar a recorrência do sentimento de frustração ao não ter sua expectativa atendida por outra pessoa. 

Trabalhe diariamente a sua autoestima

Sentimentos como: carência, insegurança e apego são comuns entre os dependentes emocionais e demonstram como a autoestima está fragilizada. 

Desta forma, é essencial trabalhar seus pensamentos em relação ao que pensa de você mesmo, provoque sentimentos positivos e que estejam associados à aceitação pessoal, atraia comportamentos motivadores e atinja resultados verdadeiramente significantes com tudo isso. 

Trabalhar a autoconfiança e evidenciar o que há de melhor em você vai te ajudar a entender que você consegue viver uma vida extraordinária, sem depender de nenhuma situação, opinião ou pessoa. 

Não hesite em buscar ajuda

Muitas pessoas que superaram a dependência emocional, conseguiram entender que a única pessoa imprescindível na vida delas eram elas mesmas. Um caminho muitas vezes trabalhoso de ser trilhado, mas que te leva à uma vida totalmente consciente das suas vontades e opiniões.

Não é fácil dar o primeiro passo e nem seguir em frente, nós entendemos isso. No entanto, você não precisa passar por esse processo sozinha

Procurar por profissionais capacitados para te ouvir, orientar e acompanhar nesta jornada, é a melhor maneira para quem ainda tem dúvidas sobre suas capacidades pessoais, bem como de fazer e alcançar essa mudança. 

Mais sobre emoções e relacionamentos

Nossas relações interpessoais são os principais reflexos de como lidamos com as nossas emoções. Por isso, observar como os nossos relacionamentos estão progredindo pode nos dizer mais sobre como nossas emoções estão sendo entendidas e absorvidas em nossas vidas. 

Para continuarmos falando sobre como superar traumas e o passado mal resolvido, indicamos a leitura do material “Relacionamentos fracassados: o que eu continuo fazendo de errado?

Boa leitura!

Considerações finais

A dependência emocional não nasce de um dia para a noite. Ela aparece, em muitos casos, a partir de acontecimentos que nos marcam de forma brusca e repentina. 

E isso faz com que fiquemos mais vulneráveis a determinados tipos de situações, como em relacionamentos de todos os tipos.

Por isso, treinar a nossa inteligência emocional é uma das principais soluções para vencer a dependência emocional e superar qualquer trauma que ainda impeça você de ter uma vida próspera e repleta de autoconfiança. É um caminho longo, mas que faz a vida finalmente valer à pena ser vivida.

Nós, da EBPNL, somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 9 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...