Inteligência Emocional: ter uma vida de sucesso depende desta mudança de mentalidade

Inteligência Emocional: ter uma vida de sucesso depende desta mudança de mentalidade

A inteligência emocional é um dos principais gatilhos mentais que todas as pessoas que desejam ter sucesso na vida (e em qualquer aspecto) devem desenvolver. 

Mas, mesmo que as pessoas tenham ouvido falar disso, ainda compreendem muito bem o que é a inteligência emocional e como dominá-la. É preciso uma mudança de mentalidade para se obter êxito nesse processo. 

Para explicarmos melhor sobre o assunto tão comentado, preparamos esse texto super completo e esclarecedor, sobre basicamente, ter sucesso. 

Desejamos uma excelente leitura!

Você conhece o poder da inteligência emocional?

O conceito de inteligência emocional é relativamente novo. Vindo da década de 90, apresenta diversas definições, desde as mais simplistas, até as mais densas.

A inteligência emocional é conhecida também como maturidade emocional. Ambos os conceitos falam sobre a capacidade que um indivíduo tem em reconhecer as suas emoções e trabalhá-las ao ponto de não deixá-las assumirem o controle de suas vidas. 

A inteligência emocional foi aprofundada pelo grande cientista Daniel Goleman, que trouxe novas informações a respeito do estudo da mente em contato com as emoções. 

Uma dessas informações foi então sobre as definições e diferenças entre a inteligência emocional e a inteligência racional. Inclusive, nós também abordamos esse tema aqui no nosso blog e indicamos a leitura do texto Inteligência Emocional X Racional: qual delas vai trazer mais sucesso para vida? logo em seguida.

Mas para falarmos brevemente sobre o assunto, Goleman constatou que cerca de 90% das pessoas que obtém sucesso, tanto na vida pessoal, quanto profissional, se deve ao fato delas terem competências comportamentais e emocionais mais fortalecidas. 

A inteligência emocional e a racional têm papel predominante nesse sucesso, desde que a emocional esteja bem estruturada. Comprovou-se também que de nada adiantaria ter competências apenas racionais se o emocional estiver desestabilizado, pois o emocional é o que conduz como as informações racionais serão colocadas em prática. 

Conhecendo a inteligência emocional e racional na prática 

Temas como setembro amarelo e sentimentos de angústia, ansiedade, frustração são tratados durante o processo de desenvolvimento da inteligência emocional, permitindo que o indivíduo vença medos e traumas, se reafirmando perante seus objetivos emocionais e de vida. 

Por isso, tornou-se normal ouvir pessoas com problemas emocionais dizendo que sabem o que tem que fazer, mas não sabem por onde começar. Elas possuem a inteligência racional, as informações que precisam para alcançar a cura, mas o emocional ainda se encontra fragilizado a ponto de não as deixar seguirem adiante com esse processo. 

Talvez agora você nos pergunte o que fazer então para alcançar a tão sonhada IE (inteligência emocional): será que existe alguma receita de bolo? Algum método milagroso para que isso aconteça? 

O que nós podemos afirmar é que existe trabalho duro, e que nada é impossível. Você pode treinar a sua IE e durante essa caminhada, conhecer cada vez mais sobre você mesmo e o que não te permitiu avançar ao longo de todos esses anos. 

Para entender as capacidades trabalhadas pela inteligência emocional, daremos continuidade a esse assunto para que você conheça os pilares da inteligência emocional e prospere em cada um deles. Veja a seguir. 

As 5 capacidades da IE

Agora, você vai conhecer as 5 capacidades que deve desenvolver para atingir a Inteligência Emocional. São elas: a autopercepção, o autocontrole, a automotivação, a empatia e as práticas sociais. Confira a descrição de cada uma delas:

Porém, até alcançar tais habilidade, das quais vão sendo lapidadas com o tempo, é importante lembrar que existe um longo processo. 

Altos e baixos são normais até que se alcance esse estágio de plenitude frente às situações da vida e das próprias emoções, mas utilizando a mente da forma correta, saiba que qualquer situação tem solução, desde que estejamos prontos para encontrá-la e evitando nos entregar ao descontrole emocional. 

Esse é um processo de maturidade e mudança de mentalidade, o que não tem nada a ver com mudança de comportamento, mas sim de percepção e de compreensão de si mesmo para que as fichas caiam de forma conclusiva e a transformação de fato aconteça. 

Para entender melhor o conceito de maturidade emocional, leia maturidade emocional: como usar suas emoções a seu favor

Não se trata de sorte e a EBPNL te explica o porquê

O sucesso da sua vida não depende de sorte. Sorte é oportunidade aproveitada X preparo. É preciso ir além e a inteligência emocional é uma das principais ferramentas que você pode utilizar para conseguir a vida que sempre quis ter. 

Por isso, se quiser saber um pouco mais sobre mudança de mentalidade, recomendamos a leitura do material complementar “EBPNL explica por que você nunca tem sorte: despreparo emocional”.

Considerações finais

Como vimos nesse texto, a mudança de mentalidade parte de diversas percepções que vamos colhendo ao longo da vida sobre nós mesmos, mas para podermos organizá-las de forma transformadora, entender e aplicar a inteligência emocional é essencial. 

A inteligência emocional é a chave que você precisa para entender como as suas emoções podem ser utilizadas a seu favor e não contra você. E para isso, não hesite em pedir ajuda. Sempre há quem possa estar com você nesse momento. 

Se você deseja entender cada vez mais como funciona esse processo esclarecedor para você ser mestre da sua vida e consciente da sua inteligência emocional, continue acompanhando os nossos conteúdos.

Você precisa de ajuda? Entre em contato conosco agora mesmo. 

Nós da EBPNL somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou, de forma definitiva. 

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...