Lógica da vida: pensamentos, sentimentos e comportamentos moldados para resultados

Lógica da vida: pensamentos, sentimentos e comportamentos moldados para resultados

Muita gente, assim como você, está cansada de ter resultados ruins ou medianos em tudo o que tentam fazer. O não alcance do sucesso acaba levando as pessoas a acreditarem que nunca serão capazes o suficiente e que sucesso é privilégio de poucos.

Também existe um grupo de pessoas que deseja verdadeiramente algum tipo de mudança, mas que não sabem o que fazer para tornar esse desejo realidade.

E você, em que lugar está na sua vida: vivendo o sonho impossível com medo de não realizar seus maiores desejos ou pronto para a mudar a sua vida hoje em busca dos seus objetivos? 

Se você respondeu para si mesmo a segunda opção, você está pronto para entender como funciona a lógica da vida, um conceito importantíssimo da Inteligência Emocional para todas as pessoas que desejam decodificar o sucesso. 

Boa leitura!

Tudo o que você pensa gera consequências (boas ou ruins)

Quando começamos a treinar a nossa inteligência emocional, isto é, a inteligência que nos permite conhecer e usar as nossas emoções a nosso favor, entendemos também a partir de que momento elas são originadas. 

As emoções, além de darem origem a vários sentimentos que, muitas vezes, desconhecemos, não aparecem do nada. Emoções e sentimentos são originados de pensamentos.

É fundamental que você entenda que a partir do pensamento, você irá nutrir um sentimento sobre ele e após isso, um comportamento correspondente. Comportamento esse que vai trazer ou não o resultado que você espera alcançar. 

Como falamos na introdução deste texto, a maioria das pessoas tenta mudar seus resultados modificando apenas seus comportamentos e é aí que dá tudo errado. 

Apenas com a mudança dos pensamentos é possível ter os resultados que sempre se quis ter. A matemática é simples: com as 5 capacidades da inteligência emocional, que são nomear, identificar, rastrear, avaliar e utilizar os seus sentimentos, você passa a entender como trabalhar o que você sente a seu favor e na conquista dos seus maiores objetivos. 

Pense no seguinte exemplo:

Busque na sua memória o momento mais feliz da sua vida. Talvez o nascimento de um filho ou um casamento. Pense nas imagens, como tudo aconteceu, as músicas, os cheiros… 

Perceba que se você pensa em coisas positivas, vem à tona sentimentos de felicidade, trazendo como comportamento um sorriso, uma gargalhada, motivando um dia mais feliz no trabalho e talvez até o adiantamento de um projeto. 

Da mesma forma ocorre quando pensamos em coisas negativas e tristes, como uma briga com sua mãe ou a perda de um amigo, somos tomados por sentimentos negativos. 

Sem o devido preparo para saber o que fazer com esses sentimentos, você acaba tendo comportamentos que impactam negativamente em outros relacionamentos.  

Esse é o poder do pensamento, segundo a lógica da vida e dependendo da forma como você o utiliza, ele pode te sabotar ou então propiciar uma vida feliz.

Quem se deixa levar por pensamentos negativos, tende a ter resultados não tão bons na vida. 

Mas quem se deixa levar por pensamentos positivos, tende a viver de forma melhor e mais eficaz e tem resultados melhores.

Talvez agora você se pergunte: depois de treinar a minha inteligência emocional, o que eu devo fazer? Existe algo que aprendo e que muda minha vida significativamente? 

A resposta virá logo a seguir.  

Metas de vida: para atingi-las, pense positivo

Quando buscamos entender mais sobre a lógica da vida dentro da inteligência emocional, notamos que para construir os nossos resultados não precisamos mudar apenas nosso comportamento, mas o que o origina. 

Com a inteligência emocional, entendemos que o comportamento, que gera resultados bons ou não, provém primeiro dos sentimentos de uma pessoa. Esses sentimentos, por sua vez, se originam dos pensamentos. 

Então, a conclusão que se chega é que para ter um comportamento transformador e focado, antes é preciso que os pensamentos estejam transformados e com metas muito esclarecidas em mente. 

Muitas pessoas são capazes de entender que as metas de vida são de extrema importância, caso desejem conquistar seus sonhos com hábitos saudáveis e que te permitam a continuar na jornada de conquista para os seus objetivos. 

Porém, o que acontece é que boa parte delas não chega nem a começar a traçar essas metas, seja para ter uma vida saudável e plena ou para ir em busca de seus objetivos. Elas percebem que a vida delas não sai do lugar e começam a procrastinar

E ainda existem casos de pessoas que acreditam que ser bem-sucedido se trata apenas de sorte ou jeitinho, o que não é o caso.

O que define se algumas pessoas conseguem realizar as suas metas e outras não parte de como elas se dedicam a entender suas emoções e pensamentos para traçar seus planejamentos de vida. 

Se você não tem um objetivo definido na sua vida, provavelmente você não conseguirá realizar muito, te faltará foco e motivo para o que se dedicar na sua vida.

As metas de vida são essenciais para a conquista do sucesso, pois delas se originam os objetivos que você deseja alcançar em todos os 4 pilares que dizem respeito a sua vida: saúde, amor, prosperidade financeira e relacionamentos

O modo como você se comporta dita os resultados que conquista

É comum encontrar pessoas dizendo que o que as motiva a não irem de encontro aos seus sonhos são os traumas ou a culpa, principalmente quando o motivo que envolve esses sentimentos são antigas experiências e relacionamentos que fracassaram

Algumas ainda se perguntam o que podem estar fazendo de errado para que os resultados nessa área acabem sendo os mesmos continuamente. 

Quando uma pessoa tem um trauma, ela armazena dentro do seu cérebro uma memória que é acionada por uma série de gatilhos. 

Esses gatilhos são acontecimentos no mundo exterior que levam a pessoa a ter uma série de lembranças do momento que ela armazenou como trauma. 

Se essa pessoa não tiver a inteligência emocional bem treinada, seus traumas podem fazer com que ela se agarre a uma série de crenças limitantes para justificar ou explicar a razão de ela não superar o fato e pior: não seguir em frente para conquistar relacionamentos saudáveis e muitas outras metas. 

Aqui não dizemos que superar é fácil, porém é possível para todos. Com a EBPNL, Escola Brasileira de Programação Neurolinguística, tudo o que você sabe sobre foco, resultados será ressignificado de forma que você treine a sua mente e as suas emoções para atingir patamares que você nunca imaginou na vida. 

Mas para você conseguir isso, é preciso dar o primeiro passo. 

Considerações finais

A lógica da vida nos mostra que para termos resultados realmente épicos, é preciso trabalhar e treinar nossos pensamentos para que gerem sentimentos motivacionais e comportamentos que nos levem à conquistas. 

Um caminho inevitável, que já trilhamos diariamente, sem perceber o impacto de cada etapa, uma na outra. Uma coisa é certa: depende total e unicamente de você mudar o rumo dessa sensação de que muitos conseguem o mundo e você segue apenas sobrevivendo o dia.

Chegou a sua hora de começar uma jornada de vida gratificante, que vale à pena ser vivida.

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...