Metas de vida: por que algumas pessoas conseguem tudo o que querem e outras não?

Metas de vida: por que algumas pessoas conseguem tudo o que querem e outras não?

É comum observarmos que algumas pessoas que passam pelas nossas vidas costumam conseguir tudo o que desejam, enquanto outras não.

Porém, nem sempre é possível entender o porquê disso acontecer e o que leva essas pessoas a terem tanto sucesso, enquanto outras apenas conseguem viver entre o fracasso e uma vida mediana. 

Para falarmos sobre o que conduz essas pessoas ao cenário de sucesso, preparamos esse texto para que descubra de uma vez por todas o que está trazendo uma vida extraordinária para uns e a medianidade para outros.

Desejamos uma excelente leitura e reflexão!

A importância em ter metas de vida 

Boa parte das pessoas costumam afirmar que compreendem o porquê de os seus objetivos de vida precisarem ser bem definidos.

Porém, na prática, o cenário é bem diferente. A maioria não consegue sequer chegar ao pensamento de que precisam defini-los, tampouco pôr em prática.

Esse tipo de questão acontece, principalmente, com pessoas que não estão envolvidas em um projeto ou negócio que precise trabalhar constantemente com metas. Em outros casos, acontece com quem até sabe defini-los, mas não consegue tirá-los do papel. 

Ao tratarmos de metas, podemos segmentá-las em dois tipos de categorias: fazer e ser. Em outras palavras: o que você quer alcançar e o que você deseja ser. 

Dentro dessas categorias, existem ainda outras quatro áreas: relacionamentos, saúde, riqueza e autorrealização. Então, se você for traçar um objetivo, ele precisa se encaixar em alguma dessas áreas. 

Quando falamos de vida plena, ter objetivos é essencial, mas é preciso ter isso esclarecido dentro da sua mente para que assim você consiga saber como agir para atingir o sucesso nas suas ações. 

Mas antes que você estabeleça metas de forma desordenada, fique atento às possíveis armadilhas que podem acontecer nessa hora. Entenda aonde queremos chegar a seguir.

Metas de vida e comportamentos

Quantas vezes você começou a fazer algo na sua vida, mas que não foi para frente? Pelo menos algumas, não é mesmo? E isso é mais comum do que você imagina. 

Algumas pessoas tendem a querer mudar de comportamento primeiro, estabelecendo novos planos e objetivos para atingirem o sucesso que tanto desejam, mas por alguma razão isso não acontece. 

Como costumamos falar em nossos artigos, a maioria das pessoas vive em picos e vales emocionais, isto é, elas não conseguem uma constância de sentimentos empoderadores para que se gere grandes resultados em suas ações.

Quando tratamos sobre a base de tudo, que é a lógica de vida, entendemos como é possível decodificar o sucesso de qualquer pessoa, percebendo que existe uma linha lógica que nos leva a ter os resultados que esperamos.

Acompanhe abaixo:

Quando falamos em Lógica da vida, falamos sobre 4 fatores principais que regem nossas reações ao mundo:

Pensamentos > Sentimentos > Comportamentos > Resultados

Todo resultado se origina de um comportamento. Esse, por sua vez, se origina de sentimentos, que se originam de pensamentos. 

O que isso quer dizer? Quer dizer que se tentarmos mudar apenas o comportamento em vez de tentarmos mudar os nossos sentimentos e pensamentos, não chegaremos ao resultado que esperamos. 

O comportamento é o que você coloca em prática. Porém, se você não se sentir diferente e não mudar a sua forma de sentir e pensar, a tendência é que esse comportamento não vá para frente. 

Quer ver um exemplo? Uma pessoa que resolve fazer a viagem dos sonhos. Ela procura por agências de viagem, pesquisa sobre programações locais, planeja economizar dinheiro e faz o plano de ação perfeito para poder chegar ao objetivo final, que é a viagem.

Mas, quando chega a hora de colocar tudo em prática, a pessoa não consegue dar sequência aos planos, adia a viagem para um próximo momento, não economiza dinheiro e acaba não conseguindo seguir adiante com a programação.

Esse resultado ocorre porque a sua forma de pensar e sentir ainda não mudou, então o comportamento acabará não sendo transformado e ressignificado. Para entender melhor como funciona essa dinâmica, separamos um outro exemplo abaixo.

Uma pessoa que deseja emagrecer começa a traçar planos para atingir o seu objetivo. Ela se inscreve na academia, vai ao nutricionista e monta a dieta ideal. 

Porém, quando dá início à programação, acaba agindo por impulso, pois seus pensamentos e emoções não estão sob controle. 

O que esta pessoa vive é um momento de empolgação, mas o que faz com que o comportamento mude, que são os sentimentos e pensamentos, ainda não foi fortalecido e por isso, qualquer deslize pode ser cometido, como faltar a academia com frequências crescentes ao longo do tempo, fazer refeições que não condizem com a dieta, sempre que um pensamento tentador – ou compensador – vem à sua mente, etc.

Esse comportamento deixa clara uma coisa: essa pessoa não tem uma Inteligência Emocional desenvolvida. Ou seja, não possui sentimentos e pensamentos fortalecidos para conseguir comportamentos verdadeiramente transformadores.

A inteligência emocional e suas metas de vida

A inteligência emocional é a forma como você ressignifica os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos para obter resultados épicos e extraordinários em tudo o que faz. 

Ao treinar a inteligência emocional, o foco de um indivíduo fica muito mais acentuado para que ele cumpra o que precisa e atinja  seus objetivos, pessoais ou profissionais. 

Uma técnica que confere o conhecimento e a capacidade para que você conheça a si próprio, de modo que entenda como potencializar as suas qualidades e fortalecer os seus pontos fracos. 

Com o indivíduo fortalecido e consciente sobre as suas capacidades em progredir na vida, as metas ficam muito mais esclarecidas e simples de serem executadas em direção ao sucesso. 

Se você deseja entender mais sobre como a inteligência emocional pode te ajudar a vencer na vida, leia a sugestão que trazemos abaixo. 

Mais sobre inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das principais ferramentas para se conquistar tudo o que mais desejamos na vida. Mas e a inteligência racional, que tanto falam?

Nós sabemos, você por ter estudado muito ou se preparado muito na vida para alguma situação, e ainda não entende como não consegue ingressar nesta nova fase bem sucedida. Nós te falamos por quê. Não se trata de quem estudou mais, treinou mais ou se privou mais. Essa leitura à seguir poderá te ajudar a começar a atender como conquistar uma vida extraordinária, além de tudo isso que falamos: “Inteligência Emocional X Racional: qual delas vai trazer mais sucesso para vida?”.

Considerações finais

Traçar metas na vida é apenas um dos passos para se conseguir sucesso em sua jornada dos sonhos, porém não é a única. 

Além desse planejamento obrigatório, as pessoas que têm sucesso na vida simplesmente aprenderam como utilizar a inteligência emocional a seu favor para conseguirem uma vida extraordinária e cheia de resultados positivos. Não é conversa, nem é impossível. É uma questão de conhecimento, atitude e de pedir a ajuda certa.

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 9 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...