Nem no passado, nem no futuro: como a atenção no agora reverte a depressão e ansiedade

Nem no passado, nem no futuro: como a atenção no agora reverte a depressão e ansiedade

Quando falamos sobre depressão e ansiedade, a atenção plena, isto é, prática que nos leva a focar em viver o momento presente, é altamente indicada na superação ou prevenção  desses transtornos.

A atenção plena pode ser praticada de diversas formas, como na meditação, por exemplo, e deve ser explorada para tirar a nossa mente de lugares em que ela não deveria estar. Você que nos lê, vai concordar. Existe algum momento do seu dia em que você não está pensando em algo que já aconteceu ou ansioso com algo que ainda vai acontecer? Não.

Por isso, resolvemos trazer esse texto para mostrar como você pode superar sentimentos ruins de depressão ou ansiedade, com uma técnica que requer prática, disciplina e promove resultados expressivos em sua rotina.

Desejamos uma excelente leitura!

Você sabe o que é a atenção plena?

A atenção plena ajuda a pessoa a se manter no presente, aliviando sentimentos de sofrimento que oscilam entre o passado e o futuro – no caso, a depressão e a ansiedade. 

A depressão se caracteriza pela tristeza profunda, muitas vezes devida à lembrança recorrente de algo que já passou por nossas vidas. Traumas do passado costumam desencadear sintomas e o quadros que podem evoluir para uma depressão. 

Já a ansiedade é o receio constante do futuro, que também vem quando temos muitas tarefas a serem realizadas. Em um mundo cada vez mais rápido, com informações velozes e com exigências de que tudo seja realizado para ontem, diagnósticos de ansiedade têm sido muito recorrentes. 

Por isso que, por mais simples que pareça, tem sido muito difícil viver o momento presente. Cada vez menos nos entregamos ao que estamos fazendo, de fato. E sofrer por conta de algo que já aconteceu, ou por algo que ainda vai acontecer, tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade. 

Por conta disso, perdemos qualidade em todas as áreas da vida, como no trabalho, nos relacionamentos amorosos e no desenvolvimento pessoal.

Mas a atenção plena é uma prática que pode te ajudar nesta missão. Sua realização envolve constante disciplina. Parece impossível mas, quando você se dedica, se torna um hábito que mudará a sua vida para melhor, e te dará muito mais controle sobre o passado e o futuro.

Algumas formas de desenvolver atenção plena são com métodos como meditação, yoga e mindfulness. Conhece algum deles? Abordaremos mais sobre esse assunto abaixo. 

Métodos de atenção plena

A meditação é um dos métodos mais antigos para ajudar as pessoas a entenderem a importância de viver no agora. Com essa prática, ansiedade e depressão passam a ser superadas com maior facilidade e consciência de cada pessoa que se propõe a melhorar a sua vida. 

Entretanto, a meditação não é o único método que tem como foco a atenção plena. O mindfulness é um método relativamente novo, mas muito eficaz, que traz técnicas aprofundadas de meditação e autoconhecimento. 

O mindfulness permite que as pessoas entendam que focando no agora, elas evitarão que experiências do passado retornem, e com isso tracem um futuro mais próspero, com maior controle emocional e compreensão sobre o que elas realmente precisam para serem felizes de verdade. 

A prática de mindfulness ficou tão conhecida que até algumas empresas estão aplicando sessões para seus funcionários, promovendo a total entrega na jornada da equipe. 

Os resultados são sentidos logo nas primeiras sessões, onde é possível perceber uma melhora na qualidade do trabalho do time. Além disso, é possível notar também que com a prática semanal, os funcionários não se deixam atingir e nem abater tanto pelas cobranças excessivas que podem existir em empresas que lidam com prazos o tempo inteiro.

Portanto, a prática de mindfulness, meditação e outros métodos de atenção plena são ideais para qualquer pessoa que esteja buscando entender como mudar a sua vida, ressignificando situações pesadas e que trazem descontrole emocional. 

Como começar a ter atenção plena no agora

Não existe uma regra que faça com que uma pessoa viva em atenção plena, mas ao trabalhar a inteligência emocional, isto é, conceito que permite conhecer, controlar e usar as emoções a seu favor, ter atenção plena se torna uma prática possível e mais fácil de ser acessada. 

Treinar a inteligência emocional é trabalhar o seu autoconhecimento para identificar suas vulnerabilidades e fortalecê-las, reconhecendo seus pontos fortes, de modo que os use para atingir suas metas com sucesso. Por isso tem tanta conexão com a prática do Mindfulness. Através dela você controla seus pensamentos e sentimentos para se manter no momento presente.

Ter atenção plena é um processo individual. Cada pessoa tem a sua própria forma para conseguir superar esses desafios de ansiedade e depressão, e contar com ajuda especializada pode fazer com que esse processo ocorra de forma mais mais rápida e efetiva.

A importância de viver o agora

Viver preocupado (a) com o que vai ser no futuro é uma bela forma de se manter frustrado. A frustração não vem da vida, mas sim sobre como lidamos com os acontecimentos quando eles não acontecem como gostaríamos. 

Para continuarmos falando sobre ter esse olhar mais apurado sobre o que não temos controle, sugerimos um outro post do nosso blog que pode te ajudar muito a evitar viver nesta eterna ansiedade. Confira: “Como lidar com a frustração: o erro está em mim ou no outro?”.

Boa leitura!

Considerações finais

Métodos de atenção plena são excelentes para reverter o caminho que a sociedade tem trilhado, de sofrer constantemente pelo passado ou pelo futuro. Essas técnicas, que são desenvolvidas com muita prática, ajudam as pessoas a focarem no que elas realmente devem fazer no presente, auxiliando na construção de uma jornada de vida verdadeiramente prazerosa. 

Meditação e mindfulness são exemplos de técnicas e procedimentos que podem ajudar a trazer a atenção para o agora, para que nenhuma mágoa ou arrependimento do passado ou medo do futuro, consigam ser mais fortes que a vontade de vencer. 

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 4 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...