O poder do abraço: pequenos gestos, grandes resultados

O poder do abraço: pequenos gestos, grandes resultados

Você sabia que um simples abraço traz diversos benefícios para a nossa vida? Estreitar relacionamentos e transmitir sentimentos positivos, como o amor e o apoio, são algumas das contribuições que um simples abraço pode oferecer para alguém. 

E mais: essa técnica pode se tornar, também, um poderoso remédio para ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais. Desta forma, um abraço pode melhorar a saúde mental e física de muitas pessoas. 

Preparamos esse texto para você saber mais sobre a importância desse gesto de afeto tão fácil de colocar em prática e muito eficiente. 

Desejamos uma excelente leitura!

Abraço: um excelente remédio para as relações diárias

Muitos não imaginam o poder do abraço nas relações diárias. Mas essa prática é capaz de melhorar o humor de qualquer pessoa, além de fortalecer laços de amizade e de transmitir sentimentos como o amor e a solidariedade, podendo ser um remédio para ansiedade, depressão e outros padrões negativos.

Demonstrar carinho por meio de um abraço é uma forma de dizer ao outro o quanto essa relação lhe é importante. Pode ser um caso de amizade, de namoro ou entre familiares. O abraço revela a consideração entre as partes envolvidas, tornando-se extremamente importante para as relações.

Esse gesto é muito poderoso, que faz bem à alma e às relações humanas. Ao abraçar uma pessoa, ou então receber um abraço, você transmite e obtém afeto, que faz bem à nossa saúde física e mental.

Apesar de essa prática fornecer bem estar e satisfação, algumas pessoas não cultivam muito esse hábito. Isso pode ser explicado por diferentes fatores, como, por exemplo, uma pessoa não ter recebido abraços suficientes na infância e não ter essa referência para praticar na vida adulta.

Há também quem evite abraços para se proteger do contato com outras pessoas. O toque, a aproximação pode deixar muitas pessoas mais “abertas”, e a ideia de parecer mais vulnerável, pode acabar deixando-as constrangidas.

Benefícios do abraço

O ato de abraçar ou de receber um abraço traz benefícios tanto para a saúde mental, quanto para a saúde física.

Confira quais são as vantagens que o abraço traz à mente:

Em relação ao nosso corpo, abraçar ou receber um abraço:

Se você não é da turma do abraço, está mais convencido agora de que vale a pena tentar? A grande recomendação é desenvolver essa prática, mesmo que seja aos poucos.

Abraçar pode ser remédio para ansiedade

Você acompanhou que dar e receber abraços fornece muitos benefícios ao corpo e à mente. E essa prática, que traz satisfação e felicidade, pode se tornar um remédio para ansiedade, depressão e outros males tão comuns hoje em dia.

A rotina anda tão corrida, nós precisamos lidar com uma série de pressões e competições… e no meio de toda essa correria, não percebemos como gestos simples, como um abraço, podem ser um poderoso remédio para ansiedade e outros sentimentos angustiantes. 

Citamos a ansiedade por que é uma das mais faladas hoje em dia, mas a mesma coisa acontece com a depressão, que surge diante de tantas comparações e projeções que, muitas vezes, só existem na nossa mente. A vida do outro é sempre melhor, as pessoas ao seu redor não sentem o que você sente, o mundo é injusto com você… 

Talvez, se ela tivesse recebido mais abraços na vida, não teria essa visão da vida hoje. Mas nunca é tarde!

Só o abraço não vai resolver. Mas, assim como cultivar o contato e o relacionamento sadio com o outro, a pessoa precisa aproveitar os sentimentos bons que um abraço causa e se motivar para melhorar a vida dela.

E esse é o ponto. O abraço é apenas um dos gatilhos positivos que a vida proporciona para você aproveitar. Ao invés de se apegar a situações e sentimentos ruins, que não te levam a lugar nenhum, busque se apegar às situações e aos sentimentos bons.

Essa mudança de pensamento é uma das chaves para trabalhar a inteligência emocional, isto é, a forma como se consegue entender e controlar as emoções, essencial para pessoas ansiosas e depressivas.

Por isso, ao se deparar com uma pessoa nessas situações, é fundamental demonstrar apoio e carinho. 

Afinal, dar e receber um abraço leva ao nosso cérebro e ao nosso organismo uma série de mecanismos positivos. E confere a sensação de amor e de zelo, fundamentais para uma pessoa que passa por situações difíceis.

Considerações finais

Dar e receber abraços são práticas de afeto que possuem grande influência no nosso comportamento e no nosso modo de viver.

Demonstrar carinho e apoio ao outro faz bem à saúde física e à saúde mental, tanto na de quem dá um abraço, quanto na de quem o recebe. Essa prática íntima ajuda a estreitar relações e a conviver melhor em sociedade. 

Desta forma, fazer com que essa pessoa se torne querida e amada, por meio de um abraço caloroso, é um poderoso remédio para ansiedade, depressão, solidão e outros fatores.

Por isso, não deixe de abraçar quem você gosta! A sua vida e a vida do outro vão melhorar em diversos aspectos. E este é o caminho para a prosperidade e para a conquista de muitas realizações na vida.

Se você gostaria de saber mais sobre como o abraço pode ser um remédio para ansiedade, entre em contato conosco agora mesmo. 

Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 3 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...