Os 4 pilares da vida: como ser bem-sucedido no emocional, na saúde, no amor e no financeiro

Os 4 pilares da vida: como ser bem-sucedido no emocional, na saúde, no amor e no financeiro

Ser bem-sucedido na vida é o objetivo principal de muitas pessoas que buscam uma vida repleta de felicidade. 

E isso vai além de ter dinheiro ou uma carreira promissora, é também ter um bom relacionamento com a família, amigos, colegas de trabalho, casamento e uma saúde inabalável para viver todos esses prazeres. 

Porém, a maioria das pessoas não sabem nem como conquistar uma dessas coisas, quem dirá todas elas. Muitos ainda se aventuram mas dificilmente conseguem se projetar o suficiente. Outros apenas se contentam em ter um pouco de tudo, mas nada realmente extraordinário. 

E você, se encaixa em qual desses padrões? Se você ainda acredita que pode conquistar tudo isso, esse texto é seu. Você só não tinha descoberto ainda como fazer.

Boa leitura!

O que é ser bem-sucedido na vida?

Não existe resposta simples para essa pergunta, uma vez que o que significa ser bem-sucedido para uns, pode ser diferente para outros. Não se trata de uma receita de bolo, mas sim de uma profunda jornada de autoconhecimento. 

E hoje, conhecemos essa jornada como inteligência emocional, uma decodificação de nossas emoções que nos faz entender suas origens, o que fazer com elas e como moldar seus comportamentos de forma que nada te impeça de chegar aos seus objetivos. É o que faz uma pessoa reconhecer que seus sentimentos não devem assumir o controle de suas vidas, mas sim serem usados como ferramentas para atingir a prosperidade que tanto almeja. 

Porém, o que acontece com a maioria das pessoas é justamente o contrário. As emoções acabam passando por cima de tudo o que você sempre sonhou, causando ações impensadas e consequências, das pífias às mais desastrosas, te afastando cada vez mais de ser quem queria ser. 

Feita essa comparação, vemos que o segredo é simples mas não é nada simples de ser atingido. As pessoas que possuem sucesso em diversos âmbitos da vida, apresentam uma inteligência emocional altamente treinada e eficaz. 

Agora, uma curiosidade: ninguém quer se dar bem somente no amor ou na carreira. E a boa notícia é que, ao obter sucesso em uma dessas áreas, as outras serão influenciadas também. 

Resultados extraordinários levam a novos resultados extraordinários, e é assim que os âmbitos da vida começam a se conectar. 

Entretanto, como identificar o que melhorar e traçar metas infalíveis? 

Para tornar esse processo ainda mais claro, existem 4 pilares fundamentais que são a base de tudo o que te rodeia. Vamos falar sobre eles logo a seguir. 

Os 4 pilares da vida e que te levam rumo ao sucesso

A maioria das pessoas que conhecemos vivem uma vida mediana. Ou seja, há pessoas que vivem tudo mais ou menos, como relacionamentos mais ou menos, empregos medianos, gerando uma vida mais ou menos. 

Isso acontece porque a maneira de pensar não permite que essas pessoas tenham sentimentos construtivos para comportamentos impulsionadores, visando resultados de alta performance e resultados que tragam sucesso. 

Quando se fala de vida de alta performance ou de uma vida épica e extraordinária, estamos falando de um desempenho com o máximo de resultados nas principais forças e pilares da vida. E são elas:

1. Robustez emocional

Esse é o primeiro pilar para que se possa viver e passar pelos desafios da vida de maneira tranquila, porque desafios sempre vão ocorrer e é inevitável fugir deles. 

A robustez emocional é o que faz com que uma pessoa consiga ter autoconfiança, domínio sobre as próprias emoções e sentimentos, de forma que possa entender como utilizá-los para conquistar a vida que sempre sonhou. 

Então, a robustez emocional é um dos pilares da vida para que se consiga superar os desafios de forma plena e consciente. 

2. Saúde inabalável

O segundo pilar da vida é a saúde física. Dessa forma, quanto mais se consegue elevar os resultados de robustez emocional, mais sólido emocionalmente uma pessoa se torna. 

Ou seja, quanto mais se tem uma saúde que possibilite momentos de empolgação e entusiasmo para atingir os objetivos, melhor se performa nesse segundo pilar. 

E aqui não estamos falando em ter o corpo perfeito, mas sim sobre se sentir (e ser) saudável e energizado para os desafios da vida.

3. Relacionamentos poderosos 

O terceiro pilar da vida são os relacionamentos, tanto familiares, quanto amorosos. Dessa maneira, quando uma pessoa consegue atingir a robustez emocional e ter uma saúde, em boa parte das vezes consegue levar isso para os seus relacionamentos.

Então, uma pessoa que performa muito bem nesses dois primeiros pilares, têm grandes chances de ter relacionamentos amorosos e familiares extraordinários. 

4. Prosperidade financeira

E o quarto pilar é a prosperidade financeira. A maioria das pessoas têm dificuldade em falar de dinheiro, mesmo querendo prosperar financeiramente. 

Esse cenário acontece por conta de crenças limitantes que, muitas vezes, estão enraizadas lá na infância e não são resgatadas e entendidas como deveriam. 

Um exemplo é quando um pai tem dificuldade em ganhar dinheiro, talvez por não saber como valorizar a sua mão de obra e esse trauma acaba sendo passado para o filho. Logo, um sentimento negativo é agregado ao dinheiro.

Porém, quando o valor do dinheiro e do trabalho passa a ser ressignificado, de modo que a pessoa entenda o seu real valor para o mundo e da qualidade dos seus esforços, ela atinge resultados expressivos na parte financeira, desenvolvendo a prosperidade nesse último pilar da vida.

E para manter o sucesso?

Quando você passa a trabalhar todos os pilares da vida, cultivando pequenas e grandes conquistas, é natural que com o passar do tempo, resultados medianos não sejam mais tolerados. 

Viver e experimentar o que sempre sonhou eleva seus padrões de conquista e você passa a perseguir resultados ainda melhores quanto ao seu autoconhecimento, saúde física, relacionamentos e vida financeira. E um padrão elevado não volta ao estado de mediocridade, acredite. 

No entanto, assumimos que essa jornada pode ser árdua e solitária, mas se contar com um direcionamento e a ajuda especializada certa, você poderá decodificar o sucesso de forma mais prática e segura. 

Saiba o que você pode ser capaz

A inteligência emocional desenvolve em você habilidades extraordinárias, que te torna diferenciado perante à sociedade em que vive.

Portanto, depois de desvendar  como utilizar e crescer em todos pilares da vida, recomendamos a leitura do material complementar “5 capacidades que você desenvolve com Inteligência Emocional”. Vai te ajudar muito a continuar entendendo mais sobre esse mundo de possibilidades que está em suas mãos e você nem sabia.

Considerações finais

Ter os 4 pilares da vida bem definidos e como meta de vida já é meio caminho andado para ser ter sucesso em cada um deles. No entanto, é preciso fazer uma série de mudanças internas para que eles não sejam esquecidos em momento algum e você consiga prosperar em cada um deles. 

Conquistar uma saúde física inabalável acaba te motivando para outras conquistas e impacta na sua rotina positivamente. Já trabalhar sua saúde emocional te mantém equilibrado, estável e muito mais preparado para enfrentar desafios e não sair do foco. Isso te ajuda também a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, vivendo uma vida muito mais plena e prazerosa. 

Por fim, e não menos importante, o financeiro também é fortemente impactado positivamente quando suas emoções, relações e saúde estão em dia. O foco acaba sendo uma das características que mais ajuda a equilibrar as finanças, assim como investir no futuro.  

Os pilares da vida estão e sempre estiveram conectados. Claro que a conquista do sucesso em cada um deles é gradativa, mas você verá como eles se interligam e motivam um ao outro. Trabalhe nisso!

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 6 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...