Tipos de traumas: como a EBPNL trabalha questões do passado

Tipos de traumas: como a EBPNL trabalha questões do passado

Ao longo da história da EBPNL, recebemos pessoas em nossos treinamentos que almejam ser bem-sucedidas em suas rotinas e metas, mas geralmente não fazem ideia do por que elas não conseguem esses feitos. Elas chegam simplesmente se queixando que “vive presa aos mesmos resultados”, e é aí que elas se surpreendem.

O que elas não sabem é que, provavelmente, existem traumas impactando em seus pensamentos, ações e decisões. É bem comum, e quase sempre não é percebido, mesmo apresentando sinais, como algumas atitudes negativas e recorrentes em seu cotidiano.

Por isso, para explicar como a EBPNL aborda o assunto em seus treinamentos de alto impacto emocional, preparamos esse texto para falar de forma mais aprofundada sobre os tipos de traumas que afetam o futuro de muita gente. 

Desejamos uma excelente leitura!

Entenda o que é trauma

O trauma se configura quando uma pessoa passa por uma situação marcante, onde pode existir algum tipo de degradação, podendo ser moral ou simplesmente uma experiência negativa. Esta situação pode deixar gatilhos, que ao serem acionados, traz à tona sentimentos negativos. 

Ainda que o tempo passe, essas experiências ficam armazenadas dentro da memória e no menor sinal de lembrança, trazido espontaneamente de um fator externo da vida, a pessoa pode ser acionada a reviver dentro de si mesma as mesmas sensações, como se a situação estivesse acontecendo novamente. 

Alguns tipos de traumas podem resultar numa falta de controle das emoções, que faz com que surjam alterações no comportamento da pessoa, refletindo negativamente em seus resultados na vida. 

O trauma portanto causa limitações, e consequentemente, reflete em relacionamentos pautados pelo medo ou insegurança, metas pessoais sempre sabotadas, planejamentos financeiros que não saem nem do papel, metas profissionais que se mostram impossíveis… 

Dessa maneira, é possível entender que o trauma tem ligação direta com o passado de uma pessoa, fazendo com que uma experiência mal resolvida venha a impactar suas decisões de como viver a vida no presente.

Os tipos de traumas

A pessoa pode carregar traumas de diversos tipos, mas eles podem ser entendidos de maneiras simples. Existem os traumas oriundos de situações repentinas como assaltos, acidentes, abortos, perdas de entes queridos e fim de relacionamentos. Também tem aqueles traumas que nascem de situações que aconteceram por um período ou mais de uma vez, como abusos morais e sexuais, bullying escolar, maus tratos familiares. E tem aqueles traumas mais sutis vindos por exemplo, de uma resposta que um chefe te deu um dia, uma privação que sua mãe sempre fazia ou a simples convivência com alguém que te inspirava ou degradava. Essas são situações que costumam implantar cárceres mentais e crenças limitantes, geralmente porque vêm da infância.

É importante ressaltar que os traumas não precisam se originar, necessariamente, da vivência direta da pessoa, isto é, com a participação ativa dela no acontecimento. O trauma também pode se dar com o acompanhamento do fato, por exemplo: uma pessoa que acompanha um assalto por estar passando no local, na hora do acontecimento. Fica ali, talvez, uma limitação de nunca mais passar na rua do ocorrido. 

Alguns sintomas podem apontar que uma pessoa está em contato com o seu trauma. Como exemplo, podemos citar: Irritabilidade ou surtos de raiva, estresse, dificuldades em dormir, pensamento acelerado e obsessivo sobre algum assunto, sustos exagerados, desinteresse por alguns assuntos e hipervigilância, isto é, se manter em estado de alerta máximo. Portanto, fique atento (a). O que tem sido do gatilho desses sentimentos e comportamentos, quando eles acontecem?

Como a EBPNL entende o tratamento do trauma

Superar um trauma não acontece da noite para o dia. É um processo que requer dedicação e isso é uma das primeiras premissas pregadas pela EBPNL. 

Você pode treinar seus pensamentos, mas também pode recorrer a um tratamento de alto impacto emocional, que irá:

Ao entender melhor seus pensamentos, você gerará sentimentos que te impulsionam e comportamentos que te projetam aos seus objetivos, libertando você de todo e qualquer aprisionamento. 

Nós, da EBPNL, promovemos treinamentos para o alinhamento de metas pessoais e profissionais. Podemos ajudar você, de forma especializada, a não deixar que nenhum trauma atrapalhe o andamento dos seus objetivos e sonhos.

Mas você não precisa tomar a decisão de aprender e superar tudo isso sozinho, mas vamos respeitar, caso assim deseje. Saiba que sempre estaremos ao seu lado para que você supere cada etapa e seja a pessoa que você sempre sonhou em ser. Caso queira conversar melhor com um de nossos consultores, entre em contato

Mais sobre traumas

Um dos principais tipos de traumas é o luto. Superá-lo é um desafio para muitas pessoas, pois não é fácil saber lidar com a ausência de alguém que foi importante na vida. Porém, a aplicação de ferramentas de inteligência emocional ajuda a passar por esta questão.

Para continuarmos falando sobre como lidar com o luto, indicamos a leitura do material “4 dicas para lidar com o luto: respeitar e superar este tipo de trauma é preciso”.

Boa leitura!

Considerações finais

Identificar que há um trauma atuando nas diversas vertentes da sua vida é a chave que dá início à construção da sua inteligência emocional, mas sabemos que essa é uma informação privilegiada e que boa parte da população ainda não a tem. 

E é neste sentido que a EBPNL construiu sua história, pautada em ajudar você a entender o sucesso, e perceber como a dificuldade de atingi-lo está totalmente ligada ao gerenciamento de suas emoções. 

Michael Ribeiro, fundador e idealizador dos treinamentos da EBPNL, sempre diz que: “Para resolver um problema, é preciso revelá-lo”, pois podemos resolver apenas os problemas que conhecemos. Como resolveríamos problemas que nem conhecemos? Isso é o que acontecia com você, até aqui. Entre em contato conosco e vamos pensar juntos numa forma de tirar do caminho tudo o que estiver te impedindo de ser feliz.

Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 7 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...