Traição: quais tipos de traumas essa experiência pode deixar em uma pessoa

Traição: quais tipos de traumas essa experiência pode deixar em uma pessoa

A dor da traição é um dos tipos de traumas mais comentados e que pode trazer sentimentos negativos inestimáveis na vida das pessoas que passaram ou passam por essa situação em suas vidas. 

Sabemos que superar uma traição, seja de um relacionamento amoroso, amizade ou qualquer outro tipo de relação, não é fácil. Mas é possível ressignificar os sentimentos que essa situação provoca e não deixar que eles te impeçam de construir relações sadias e agregadoras. 

Se você achava que era impossível “esquecer” uma traição, estava certo! Mas ela não deve ditar como devem ser suas relações interpessoais, tornando-o inseguro e desconfiado para o resto da vida. 

Descubra como conceder uma outra direção a esses sentimentos negativos com esse novo texto que preparamos para você.

Te desejamos uma boa leitura!

Um trauma que deve ser observado de perto

Provavelmente você já deve ter passado por alguma situação que te magoou e marcou. Alguém que você confiava plenamente, fez algo que traiu a sua confiança e isso te abateu de uma forma inesperada. 

Esse tipo de acontecimento certamente gerou um trauma, isto é, uma memória dessa situação que volta e meia acaba vindo à tona e criando limitações quanto à novas relações que tente construir. 

Muitas vezes, você pode até acabar tentando não lembrar, mas é quase impossível esquecer. E o porquê disso acontecer?

O trauma é uma reação que nosso cérebro tem para nos proteger de novas experiências que possam ser igualmente dolorosas. É como se fosse uma defesa do nosso organismo, bloqueando invasores. Neste caso, nos privando de sentimentos e emoções semelhantes, para que não sejamos atingidos novamente e tenhamos uma nova vivência de sofrimento.

No entanto, a gente te desafia a pensar nessa situação por outro ângulo: será que conseguimos evitar que uma traição aconteça?

Talvez você responda essa pergunta dizendo que sim, que basta não confiar mais nas pessoas. Mas, o que vamos te dizer agora vai mudar completamente a sua forma de pensar. 

Não confiar nas pessoas continua não impedindo que sejamos traídos. Na realidade, a traição de uma pessoa está fora do nosso controle. Não podemos impedir que alguém traia nossa confiança, mas podemos impedir que essa traição tenha um efeito limitante em nossas vidas.

E como fazer isso? Construindo a inteligência emocional. Durante os temas que abordamos ao longo do nosso blog, estamos sempre tratando sobre como a inteligência emocional é responsável por nos fazer vencer os nossos maiores desafios. 

Para entrarmos nesse tópico, vamos aprofundá-lo mais abaixo. Dê uma olhada. 

A inteligência emocional ajudando a superar traumas

Quando passamos a treinar a nossa inteligência emocional, percebemos que nossas emoções não estão mais sob o controle da nossa vida, mas sim nós mesmos. 

O que acontece com a maioria das pessoas que não possui inteligência emocional treinada é que, ao serem vítimas de uma traição, elas acabam não conseguindo dissolver o acontecimento em autoconhecimento, e também não se dedicam a entender o que a situação pode ensiná-las a respeito de suas próprias vidas. 

As pessoas que não conseguem lidar com seus sentimentos, acabam limitando a vida, se deixando levar por emoções básicas, como o medo e raiva, permitindo que sentimentos como o rancor contamine novas experiências. 

A inteligência emocional ensina como ressignificar esses sentimentos, agregando comportamentos impulsionadores para a pessoa ir em busca de relacionamentos verdadeiramente valorosos.

A traição pode acontecer em qualquer esfera da vida: no trabalho, relacionamentos amorosos, amizades, na família e não adianta tentar se prevenir dela. Que controle temos sobre o outro? O que é necessário é se fortalecer a partir de pensamentos e sentimentos saudáveis, para que esse tipo de situação não abale a sua busca por uma vida sadia e plena em relacionamentos.

Dicas de como superar a traição

Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a entender como determinadas mudanças de mentalidade podem gerar sentimentos mais confiantes e comportamentos melhores para a superação da traição. Confira:

Expresse seus sentimentos

Dependendo do caso, expressar o que você sente para quem te magoou pode ser uma excelente forma de começar a liberar esses sentimentos, que ao reprimi-los, podem tornar seu comportamento negativo nos próximos relacionamentos que vier. 

Externar o que sente para amigos, família ou pessoas de confiança na sua vida podem ajudar a entender melhor o que aconteceu e avaliar numa outra ótica o que fazer em relação a isso. 

Tentar ser forte, sem antes se expressar, pode gerar uma falsa sensação de que você resolveu o problema. O trauma tem o poder de ficar guardado por uma vida inteira, se você permitir. Sabemos que não quer!

Não generalize todas as pessoas

Achar que as pessoas vão agir com você da mesma maneira que quem te magoou é um grande engano. Isso impede que você viva novas experiências, que te tragam sentimentos bons e de motivação para continuar seguindo em frente. 

Se for preciso, tire um tempo para você. Não tente se relacionar com ninguém logo depois do acontecido, para que as mágoas não atinjam pessoas que não estão envolvidas na história e isso te magoe ainda mais. 

Não se culpe

É comum que sintamos culpa por não termos previsto o que ia acontecer ou então por termos confiado em uma pessoa que não merecia o nosso crédito. 

Entretanto, isso não é culpa sua. O melhor que você pode fazer por si mesmo é entender que fez o melhor para mostrar sua melhor versão. Se a pessoa não soube valorizar, é algo que apenas ela pode resolver .

Aprenda a perdoar

Desculpar alguém é uma das tarefas mais difíceis de fazer, pois estamos tão feridos que não conseguimos pensar nem em conceber tal idéia. Porém, quando você se sentir mais fortalecido, pense a respeito. 

Uma das formas mais efetivas e significativas de curar um trauma e superar a dor da traição é com o perdão. O perdão não é concedido da noite para o dia, é preciso trabalhar a inteligência emocional a fundo para perceber que tais atitudes são libertadoras e agregam bem-estar para quem busca ressignificar seus pensamentos.

Com pensamentos transformados, sentimentos são modificados positivamente, trazendo comportamentos de compreensão, compaixão e liberdade para que se viva a vida a partir de uma nova consciência. É passar a ver as coisas com bons olhos!

Se não se sentir confortável, você não precisa conversar com a pessoa sobre o seu perdão. Você pode mentalizar ou escrever em um papel como uma forma de trabalhar esse pensamento e sentimento diariamente. 

Foque em você 

Um dos principais pilares atingidos na vida de uma pessoa após ser traída é a autoestima. Por isso, busque formas e situações que te tragam motivação e alegria para que consiga prosseguir com a sua vida confiante em vencer e superar a traição. 

Faça atividades que te deixe relaxado, busque se distrair e esteja em contato com você e quem você é o máximo que puder, de forma a entender que a única pessoa que pode fazer o melhor na sua vida, bem como manter elevada a autoestima é você mesmo. 

Mais sobre superação

Superar o trauma da traição é um desafio para muitas pessoas. Voltar a confiar ou então superar a dependência emocional que esse processo pode gerar, é preciso ser trabalhado com inteligência emocional. 

Para continuarmos falando sobre esse assunto e para que você entenda melhor os reflexos do seu passado para construir uma vida livre de traumas, indicamos a leitura do material “Dependência emocional: como superar o passado para construir um futuro”.

Boa leitura!

Considerações finais

Superar a dor da traição faz muitas pessoas duvidarem de sua capacidade em seguir em frente. A confiança fica abalada não apenas por outras pessoas, mas sobre si mesmas. 

Porém, quando se conhece e entende mais sobre o poder da inteligência emocional nesse processo, a superação passa a ser possível e alcançável. 

Por isso, se você deseja mudar a sua vida significativamente, não hesite em buscar ajuda de confiança que possa transformar essas e todas as suas outras experiências para melhor. Nós da EBPNL somos uma equipe de pessoas dispostas a te ajudar a despertar o seu potencial para a sua evolução pessoal e profissional de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 7 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...