Você é a média das 5 pessoas mais próximas a você. Isso tem te ajudado ou atrapalhado?

Você é a média das 5 pessoas mais próximas a você. Isso tem te ajudado ou atrapalhado?

Não tem jeito: todos nós somos influenciados pelas pessoas mais próximas. É comum que a gente repita os mesmos padrões de quem nos cerca e isso pode ser algo totalmente involuntário. 

Já ouviu falar que você é a média das 5 pessoas mais próximas a você? Pois é verdade. Se você se cerca de pessoas com pensamentos positivos, bem-sucedidas e que te incentivam a correr atrás dos seus sonhos, você será um indivíduo que atinge resultados esperados.

Agora, se você se cerca de pessoas pessimistas, que zombam dos seus sonhos e que são totalmente estagnadas nas suas respectivas vidas… lamentamos te dizer, mas a sua vida também vai permanecer parada. Ou pior: vai regredir. 

E se cercar de quem não te agrega pode ser um fator indicativo de autossabotagem, que vai continuar te afastando cada vez mais dos seus objetivos.

Para saber o tamanho da influência que as pessoas próximas possuem sobre você e como se cercar das pessoas certas para ter uma vida abundante, preparamos um texto especialmente para você.

Desejamos que tenha uma excelente leitura!

A sua vida é diretamente influenciada por quem te cerca

Você pode nem se dar conta disso, mas a sua vida é influenciada em boa parte pelas pessoas ao seu redor. 

Isso ocorre porque as opiniões e atitudes das pessoas próximas acabam impactando a nossa forma de pensar. De acordo com o médico Nicholas Christakis, coautor do livro “O Poder das Conexões”, em entrevista para a revista Época, o nosso cérebro é naturalmente programado para imitar gestos. E isso inclui o comportamento.

Mesmo as pessoas mais autossuficientes, acabam por se influenciar pelas atitudes e pelos pontos de vista de amigos e parentes próximos. Toda a nossa vida é regida por influências, e não seria diferente vindo de quem a gente mais se identifica. 

Mas, por mais identificação que você tenha com uma pessoa, é necessário certificar se esse indivíduo tem influenciado positivamente a sua jornada. Isso é possível de descobrir ao olhar para a sua vida atual. 

Você está indo pelo caminho que te aproxima dos seus sonhos? E qual é o papel dos seus amigos e familiares nessa história? Eles estão te ajudando a atingir os seus objetivos de alguma forma?

Boas companhias são aquelas que motivam e acreditam que seus sonhos fazem sentido e são possíveis de serem realizados. Isso faz com que todos obtenham sucesso, em diferentes áreas da vida. 

Mas, se você anda com companhias sempre cabisbaixas; que não sabem como apoiar os seus sonhos; que zombam dos seus desejos ou que te levam para um mau caminho, esse cenário vai te afastar cada vez mais do sucesso. 

Não apenas pessoas negativas te puxam para baixo, mas também pessoas totalmente fora do universo que você gostaria de estar trilhando. Por exemplo: você cursa faculdade de engenharia, mas só tem amigos do curso de comunicação social. Se o seu sonho é seguir carreira como engenheiro, essas companhias podem tornar esse rumo mais difícil. Em algum momento você pode até pensar em desistir da engenharia, pela convivência com pessoas que não vivem essa realidade. Que tal, então, se aproximar de alguém do seu curso?

Então pare e pense: as 5 pessoas mais próximas a mim me impulsionam ou não para os objetivos que eu realmente quero atingir? 

Permanecer ao lado de quem não te ajuda é autossabotagem 

Cercar-se de pessoas que não acrescentam nada em sua vida pode ser um grande fator de autossabotagem. E muita gente não se dá conta disso. 

A autossabotagem ocorre quando nós mesmos criamos obstáculos na nossa jornada, que nos afastam ainda mais dos nossos sonhos. 

Isso pode ocorrer por diversos fatores, por conta do medo, trauma do passado ou medo de rejeição, ou porque não nos enxergamos capazes e merecedores de conquistar o que desejamos, por nossa conta. 

Até o momento em que você ainda não se deu conta de que está cercado por pessoas que não te ajudam a crescer, tudo bem. Esse momento vai chegar, mais cedo ou mais tarde. A partir daí, se você sabe que as pessoas ao seu redor não acrescentam e decide continuar na companhia delas, isso sim é autossabotagem.

Há quem já tenha percebido que com o passar das experiências, vamos selecionando, de forma mais criteriosa e sábia, as pessoas com quem andamos. Talvez seja um processo natural da vida mesmo. Mas esperar por ele pode custar a vida.

Como se cercar de boas influências?

Entender que os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos são afetados pelas pessoas mais próximas a você, é o primeiro passo para visualizar se você está ou não na verdadeira corrida pelos seus sonhos. 

Afinal, se somos a média das 5 pessoas mais próximas, é normal que a gente repita padrões dessas companhias. Se essas pessoas nutrem pensamentos positivos e se esforçam para correr atrás do que querem, é sinal de que são boas influências para nós. 

Por isso, é fundamental se cercar de companhias que te ajudem a construir a sua história

Saber dizer não, não se abster na hora de tomar decisões e arcar com as consequências de suas escolhas, são habilidades fundamentais para fazer essa “peneira” na sua vida. E não estamos falando em tirar ninguém da sua vida. Nós podemos manter no nosso ciclo de contato pessoas que estimamos, mas não significa que tenhamos que conviver necessariamente, com ela. Exceto em alguns casos familiares e de trabalho, em que a convivência não é algo dispensável. Nesses casos, as habilidades citadas acimas se tornam ainda mais desafiadoras, mas primordiais para estabelecer limites entre vocês no dia a dia e te deixar livre para fazer o que precisa ser feito.

Considerações finais

As pessoas que nos cercam possuem grande influência na nossa vida. A prova disso é olhar para a sua vida e ver se você está satisfeito em sua caminhada. 

Se você conta com amizades que te apoiam, que respeitam os seus sonhos e que te incentivam a chegar onde você quer, é muito provável que você acredite que esteja no caminho certo.

Por outro lado, se as pessoas que te cercam são pessimistas, não te apoiam ou não têm pertencem ao universo que você gostaria de estar fazendo parte, tome cuidado: você está colocando barreiras entre você e os seus sonhos, por meio da autossabotagem. 

E autossabotagem é justamente permanecer. Perceber que aquelas companhias não lhe ajudam a conseguir o que quer e mesmo assim, continuar com elas. 

Uma reflexão importante com essa afirmação é entender que não há motivos para “usar” as pessoas ao seu redor e nem descartá-las caso elas não te “sirvam”. Os verdadeiros companheiros de vida nos impulsionam de forma genuína e sincera, não nos “servindo”. E essa é uma de nossas missões em vida: identificar essas pessoas e ter uma vida plena com elas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como vencer essa autossabotagem, entre em contato conosco agora mesmo. Nós, da EBPNL, somos uma escola de profissionais multidisciplinares, prontos para te ajudar a conquistar a vida que sempre sonhou e de forma definitiva.

Autor: Michael Ribeiro
Publicado há 2 meses

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...